HEPATITE: Michel Teló fala da importância de combater a doença

Blog do  Amaury Alencar


No próximo domingo (28), será comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Essa doença é uma inflamação do fígado e, em muitos lugares do país, é chamada de amarelão.


Foto: Rômulo Serpa/MS

No próximo domingo (28), será comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Essa doença é uma inflamação do fígado e, em muitos lugares do país, é chamada de amarelão.

 Isso porque ela deixa a pele e os olhos na cor amarelada justamente por causa do mau funcionamento do fígado. Mas um detalhe muito importante é que a hepatite também é conhecida por ser uma doença silenciosa, por às vezes não apresentar sintomas até que a situação esteja grave. E para reforçar a importância da vacinação, o cantor Michel Teló, que é o embaixador do Movimento Vacina Brasil, deixa um recado para a população.
“Acho importantíssimo a gente divulgar a vacinação! Eu tenho o exemplo dentro de casa: meu pai teve uma paralisia infantil devido à falta da vacinação, não foi vacinado contra a pólio. Então eu vi isso a minha vida inteira com meu pai. Por isso eu me torno embaixador do Movimento Vacina Brasil, e no caso da hepatite, os pais, os adultos, quem não se vacinou contra hepatite que vá a um posto de saúde para se vacinar. A hepatite tem tratamento e tem cura, então é importante a gente ter essa consciência. Eu sou pai hoje eu sei realmente da importância da gente cuidar disso com os nossos filhos”.
No caso da hepatite C, a cura tem mais de 90% quando o tratamento é seguido corretamente pelo paciente. As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose e câncer. Além disso, todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C têm a garantia de acesso ao tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.


Agência Rádio Mais