No ambiente escolar, por exemplo, implantar tecnologia possibilitou a criação de inúmeras formas de envolver, estimular os estudantes e explorar novas estratégias dentro da sala de aula.
Ciberliteratura é a plataforma digital desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT e já está disponível, você pode acessar clicando aqui. Concebido
pela professora de Língua Portuguesa, Angélica Benício, o ambiente
virtual permite a interatividade dos hipertextos literários.
Ao acessar a plataforma Ciberliteratura, os estudantes encontram aulas de literatura com hipertextos e diferentes modalidades, como música, vídeo e imagem. Além disso, a interatividade possibilita que o leitor defina os rumos do texto, por meio da seleção das ações das personagens. O aluno também pode enviar virtualmente a tarefa ao professor, assim como o docente pode acompanhar o desempenho dos discentes, explica Benício.
Segundo a professora Angélica Benício, a intenção
é que as aulas virtuais – com metodologia que contempla desde a
motivação do aluno até a interpretação dos textos literários digitais – estimulem a aprendizagem e o gosto pela leitura dos alunos.
De acordo com a mestranda, que contou com a orientação dos professores Sandro Jucá e Solonildo Almeida, a motivação para a criação desse produto educacional foi a constatação de que a literatura presente na internet, ausente do currículo escolar, pode ser utilizada em prol da formação de leitores.
A plataforma foi testada ainda no primeiro semestre de 2019, por meio de aplicações nas turmas de 1ª série da Escola Profissional de Quixadá, com resultados satisfatórios.
O papel da escola é o de oferecer recursos para que os alunos possam viver o conhecimento de forma plena, e a tecnologia educacional pode ser uma grande aliada neste processo.
Revista Central