Arnon Bezerra estará ao lado do Prefeito do Cedro, Francisco Nilson Alves Diniz. Os gestores receberam, este ano, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. No caso de Juazeiro do Norte, a premiação da fase estadual veio através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios. O município foi premiado, pela primeira vez, em uma década de realização da premiação.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, será um dos palestrantes do seminário. Ele abordará o pioneirismo do município ao criar a Primeira Lei Municipal de Inovação e Smart Cities no Brasil, aprovada em junho de 2018. De lá pra cá, Juazeiro do Norte e a administração Arnon Bezerra tem dado passos largos rumo ao conceito de Cidade Inteligente.
Semana passada, durante participação no Smart City Business Brazil Congress, em São Paulo, Michel Araújo foi convidado a ser Vice-Presidente do Fórum Nacional Inova Cidades, cuja governança incluía apenas representantes de capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Recife e Maceió.
"É mais uma prova de que estamos sendo vistos dentro e fora do país. Nossas ações estão sendo reconhecidas e Juazeiro do Norte está inserido no mapa mundial da inovação," afirmou o Secretário.
Além disso, Juazeiro do Norte faz parte da Carta de Puebla - visa a cooperação mútua de municípios brasileiros e mexicanos para inovação, desenvolvimento tecnológico e smart cities Latino Americana - , também está certificado como Município Membro da Alianza Smart Latam, uma aliança para Cidades Inteligentes, e já recebeu prêmio da multinacional Microsoft pela aprovação do Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes, inserido na Lei Municipal de Inovação e aprovado, por unanimidade, em 2018, de forma pioneira no Brasil.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, a melhor definição de Cidade Inteligente "é a cidade que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, a exemplo de projetos como a nossa PPP", declarou Michel Araújo.
O projeto de Parceria Público-Privada - PPP- está na sua fase final, sob análise do TCE. Quando executado, irá trazer benefícios para áreas como segurança, infraestrutura e mobilidade urbana.
Outros palestrantes do seminário de Gestão Pública serão a economista, Professora Dra. Tânia Bacelar de Araújo, que trará a visão regional do desenvolvimento dentro do contexto da região Nordeste; a socióloga Tânia Regina Zapata, com o papel do turismo como indutor de emprego e renda no Cariri; e Alemberg Quindins, Presidente da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, mostrando a função dos pequenos municípios no envolvimento da juventude.