Aleitamento materno: saiba como estão os bancos de leite do Cariri

Blog do  Amaury Alencar
O mês de agosto é dedicado ao incentivo da doação do leite materno. A cor que faz referência é a dourada. No Cariri, os dois principais bancos de leite estão localizados nas cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha.


 Aleitamento materno: saiba como estão os bancos de leite do Cariri




 De acordo com a coordenação de ambos, os estoques estão abaixo do necessário.

Segundo Wellinadia Leite, coordenadora e responsável técnica do banco de leite humano de Juazeiro do Norte, fala que no Hospital Maternidade São Lucas, a arrecadação mensal está de 40 litros do leite. Porém, não é o suficiente, porque são 25 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. “Pela quantidade, precisamos de 100 litros de leite por mês. Estamos sempre na busca de novas doadoras”, relata Wellinadia.

Além disso, a coordenadora relata que precisa que as pessoas doem vidros, para o armazenamento do leite das doadoras e realização do processamento do líquido no banco. Para se tornar doadora, é só procurar o Banco de Leite do Hospital Maternidade São Lucas, que fica na Rua São Benedito S/N, próximo a Igreja de São Miguel; ou ligar para o telefone (88) 2141-0131.

Será feita uma avaliação, depois um cadastro. Daí, vão ensinar como funciona o manuseio da coleta e armazenamento do leite. Além disso, há as coletas semanais na residência das mães nas terças e quintas-feiras, tanto na cidade de Juazeiro como no Crato.

Nadja Menezes, coordenadora do banco de leite do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, diz que o estoque não está zerado, porém é reduzido para a demanda de bebês que ficam internados. Ela fala que é importante que as mães tenham a consciência do quanto é importante a doação do leite materno. “Estamos incentivando pais e a familiares no estímulo do aleitamento materno, para que essas mulheres tenham cada vez mais sucesso na alimentação”, ela afirma.

Em Barbalha, também necessitam da doação de vidros, assim como em Juazeiro do Norte. As mulheres que tiverem alguma dúvida ou leite em excesso, Nadja diz que é só entrar em contato com o banco de leite pessoalmente ou pelo telefone (88) 3532-7100.

Os critérios para se tornar doadora é estar saudável e amamentando o filho. O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo fica na Avenida Cel. João Coelho, 299, próximo a Igreja do Rosário.


Badalo