Assembleia Legislativa do Ceará promove campanha de prevenção a suicídio e depressão

Blog do  Amaury Alencar
 
A Assembleia Legislativa promove, a partir de segunda-feira (02/09), uma grande mobilização para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Ceará. A Casa aderiu ao Setembro Amarelo, com palestras, cursos, audiências públicas, panfletagem e atendimento com escuta por psicólogos. Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população. 
 
Além da programação que se estenderá por todo mês, a Assembleia Legislativa abordará o tema também por meio da FM Assembleia (96,7MHz), da TV Assembleia (canal 31.1), site oficial da Casa, redes sociais, e anúncios em diversos veículos de todo Estado.

O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que a saúde mental é uma das maiores preocupações da atualidade. Porém, apesar da gravidade, falar desse assunto ainda é um tabu e por isso prevalece muita desinformação. “Precisamos falar desse problema e construir políticas públicas de prevenção. Estamos colaborando fazendo nossa parte, inclusive com a criação de uma frente parlamentar”, acrescenta Sarto.

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e o Departamento de Saúde da Casa organizaram a programação do Setembro Amarelo, com participação das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. O presidente da Frente Parlamentar, deputado Evandro Leitão (PDT), pondera que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. “Queremos fomentar a produção legislativa e estar junto aos cidadãos para reduzir os impactos desse sério problema de saúde pública”, afirma Evandro.

O dia 10 de setembro é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por conta da data, desde 2015, entidades como o Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina, Associação Brasileira de Psiquiatria e outras instituições se envolvem em ações destinadas a dar visibilidade à prevenção do suicídio. É o chamado Setembro Amarelo.
 
FRENTE PARLAMENTAR

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio no último dia 14 de agosto. O requerimento de instalação foi assinado por 41 parlamentares. Participam da frente, além do autor, os deputados Nezinho Farias (PDT), Renato Roseno (Psol), Patrícia Aguiar (PSD), Romeu Aldigueri (PDT), Elmano Freitas (PT), Jeová Mota (PDT), Leonardo Pinheiro (PP) e Érika Amorim (PSD).
 
Calendário de ações do Setembro Amarelo no Legislativo
Data
Hora
Ação
02/09
7h
Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na Assembleia Legislativa para servidores e visitantes 
02/09
18h
Iluminação amarela no prédio da Assembleia Legislativa
03/09
8h
Visita à Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai)
03/09
14h
Palestra "Comportamento Suicida: Do fenômeno à negociação", com Alexandra Valéria Vicente da Silva (psicóloga e capitã do BOPE – PMRJ)
04/09
14h
Audiência pública sobre suicídio na adolescência, com a psicóloga Alessandra Xavier
09/09
9h
Reunião da Frente Parlamentar
10/09
7h
Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na esquina das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira
10/09
A definir
Sessão Especial
10/09
8h30
Palestra sobre a depressão na infância e adolescência, com o psiquiatra Fábio Gomes de Matos
14/09
19h
Panfletagem e distribuição de fitas amarelas no entorno da Arena Castelão
17/09
15h
Audiência pública sobre o projeto Vidas Preservadas, com o promotor Hugo Mendonça
20/09
8h
Escuta com psicólogos na Assembleia Legislativa
25/09
A definir
Mesa-Redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio no auditório Murilo Aguiar
30/09
A definir
Palestra "Crise Suicida e Estratégias de Prevenção", com Edir Paixão (psicólogo e major do Corpo de Bombeiros do Ceará)


Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa  do Ceará