O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) sugere, nesta sexta-feira, ao Tribunal Regional Eleitoral, que instale postos de cadastro biométrico da Justiça Eleitoral nos terminais de ônibus de Fortaleza. O prazo para cadastramento biométrico obrigatório segue até o dia 29 de novembro, nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento e essa medida serviria para acelerar o processo e facilitar a vida da clientela.
Pelo menos 42% dos eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria, de acordo com o TRE.
“Tomando como base a experiência da Prefeitura de Fortaleza em realizar o cadastramento do Bilhete Único, compreendo que esta pode ser uma alternativa rápida para aumentar o número de cadastros biométricos. Sei que existe uma mobilização de estrutura, tudo tem um custo, mas é importante o olhar de que cerca de 1,5 milhão de pessoas passam pelos terminais todos os dias”, explica o deputado.
DETALHE – A identificação através da biometria será obrigatória no Ceará nas eleições municipais de 2020. Eleitores sem o cadastro biométrico terão o título de eleitor cancelado e não poderão votar.
(Foto – ALCE)
Eliomar de Lima