A III Cavalgada Mãe das Dores dá continuidade à programação que envolve os festejos da Romaria de Nossa Senhora das Dores. O evento aconteceu na manhã deste sábado, 31 de agosto, com a participação de cerca de 150 cavaleiros que percorreram quase 4km.
A concentração aconteceu ao lado do Ginásio Poliesportivo, onde uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Agricultura e da Basílica Nossa Senhora das Dores, recepcionavam desde às 3 horas os participantes, com café da manhã e muito churrasco.
Os cavaleiros percorreram a um trecho da avenida Padre Cícero, da Avenida Castelo Branco e seguiram pela rua São Pedro, atraindo os olhares e admiração do público. Carros de bois participaram de todo o trajeto, um deles levando o andor com a imagem da Padroeira da Cidade.
De acordo com o Padre Cícero José, a cavalgada foi criada há três anos com o objetivo de relembrar as primeiras romarias motivadas pelos primeiros milagres atribuídos ao Padre Cícero e à Beata Maria de Araújo, como também os viajantes que apeavam de seus cavalos para aqui recobrar as forças e seguirem viagem, no tempo em que Juazeiro do Norte era apenas um pequeno vilarejo. “Essa cavalgada foi criada em 2017 em homenagem aos primeiros romeiros que vinham a pé ou a cavalo. Essa é uma forma de fazer memória aqueles que começaram todo esse fenômeno que hoje tem em Juazeiro do Norte, a partir do nome do Padre Cícero Romão Batista”, lembra o Padre Cícero José.
Foto: Carlos Lourenço