O governador Camilo Santana autorizou a construção de um monumento em homenagem à Menina Benigna em Santana do Cariri. O projeto deve ficar pronto em breve e chega como mais um investimento no chamado turismo religioso da região caririense.

A Menina Benigna é considerada uma mártir da pureza e da castidade e tem processo de beatificação tramitando no Vaticano. Ela foi assassinada aos 13 anos, em 1941, e hoje ganha romaria sempre em outubro nesse município.

História

Segundo a história, Benigna era uma menina temente a Deus e seguidora dos ensinamentos da religião.Um jovem de nome Raul se

apaixonou pela menina e tentou seduzi-la. Benigna não se deixou levar pelas seduções do rapaz para não ofender sua consciência cristã não aceitando a prática do ato sexual. Inconformado, Raul assassinou Benigna a golpes de facão.

Após sua morte a menina passou a ser invocada como Santa por ser conhecida como pessoa cheia de Deus. Muitos foram os testemunhos de graças alcançadas por seu intermédio. A partir daí, o seu santuário passou a ser frequentado e as romarias surgiram em sua homenagem. A diocese do Crato iniciou então os trabalhos para pedir ao Vaticano a beatificação da jovem “mártir”.

O processo de beatificação de Benigna começou em 2011 na sua fase diocesana e desde de 2014 está na fase Romana [em Roma]. A Congregação para a Causa dos Santos já nomeou Benigna como “Serva de Deus”.

(Foto – Arquivo)