Nota Técnica determina novas atualizações na plataforma do eSocial
agosto 09, 2019
Conforme anunciado, os usuários do sistema eSocial vão fazer uso de novas atualizações da plataforma. A Nota Técnica 15/2019, divulgada na última sexta-feira (02), marca o início da primeira fase de modernização, cujo objetivo é a simplificação do sistema, com dispensas de informação de diversos eventos, campos e a flexibilização de regras.
De acordo com o portal eSocial, como premissa, está a preservação da estrutura atual, com mudanças que não impactarão os desenvolvedores e usuários, mas já representam facilitadores no processo de trabalho. A principal mudança é a alteração de diversos grupos e campos de “OC” (Obrigatórios na Condição) para “F” (Facultativos).
O contador e consultor financeiro Marcos Sá explica que, na prática, não será mais necessário ser preenchido o grupo do evento de admissão, embora o trabalhador possua qualquer dos documentos antes exigidos. “Além disso, a nota técnica determina também que não será mais necessário o envio dos seguintes documentos: contribuição sindical patronal, convocação para trabalho intermitente, aviso prévio e tabelas de processos administrativos ou judiciais”, acrescenta.
Ainda de acordo com o portal eSocial, uma outra mudança é quanto a flexibilização na regra de afastamento do empregado, inclusive férias. Com essa Nota Técnica, será possível informar o fim de um afastamento antecipadamente, o que facilita a organização do trabalho nos casos de términos já conhecidos, como licença maternidade.
Entre outras mudanças que devem ser divulgadas assim que estiverem consolidadas estão:
– Eliminação de mais de 500 campos do leiaute
– Eliminação do NIS (Número de Identificação Social) como identificação do trabalhador
– Eliminação de informações de banco de horas
– Disponibilização de tabela de rubricas padrão para qualquer empresa
– Unificação de prazos para envio dos eventos
– Simplificação dos eventos de remuneração (S-1200) e pagamentos (S-1210)
– Não exigência de dados já constantes em outras bases
– Simplificação das informações de Segurança e Saúde no Trabalho – SST
– Implantação do módulo Web Simplificado para micro e pequenas
Fonte: Ass. de Imprensa