foto Internet
O novo espaço recebeu aporte financeiro no valor de R$ 1,4 milhão, oriundo do Governo do Ceará, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.
Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças. A estrutura é composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
O espaço faz parte dos investimentos que asseguram a construção de 56 espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Além disso, outros 64 Centros estão assegurados para as crianças cearenses. Ao todo, o Estado ganhará 120 CEIs.
Com o CEI de Araripe, 35 Centros já foram entregues à população cearense. Os municípios beneficiados são: (02) Aquiraz, (01) Araripe, (01) Caucaia, (01) Camocim, (01) Frecheirinha, (01) Guaraciaba do Norte, (01) Granja, (02) Horizonte, (02) Iguatu, (01) Ipu, (01) Itapajé, (01) Itaitinga, (01) Irauçuba, (01) Jaguaribe, (01) Mombaça, (01) Quixeré, (01) Quixeramobim, (02) São Gonçalo, (03) Sobral, (02) Tauá, (03) Tianguá, (02) Varjota, (01) Várzea Alegre e (02) Viçosa.
Mais Paic
Outra ação importante foi o lançamento do Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, em 2015, pelo Governo do Ceará. A iniciativa ampliou até o 9º ano do Ensino Fundamental os benefícios antes ofertados da Educação Infantil ao 5º ano. Em 2018, um total de 89,60% dos alunos cearenses da rede pública finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. Esse é um desempenho histórico, com o melhor resultado de aprendizagem nesse nível de ensino, desde que o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) passou a avaliar o processo de alfabetização, a partir do 2º ano, em 2007. Além da alfabetização, houve evolução nos demais anos do Ensino Fundamental.
As estratégias para alcançar a melhoria nestes níveis de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático. Essa melhoria nos níveis de alfabetização e dos primeiros anos do Ensino Fundamental alcançada no Ceará deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios com o apoio estadual.
*Governo do Ceará