A Câmara Municipal de Fortaleza realizará, às 19 horas desta quinta-feira, sessão solene para entregar a Medalha Paulo Freire, comenda destinada a homenagear educadores fortalezenses. A iniciativa é do presidente da Comissão de Educação da Casa, Evaldo Lima (PCdoB). Serão homenageados nessa ocasião a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, a professora Lucidalva Bacelar e o deputado federal e ex-secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar.


“São três selecionados que tem um trabalho extraordinário para a Educação. O Idilvan Alencar foi presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e foi secretário da Educação do Estado. Os indicadores de educação no Estado têm muito a marca dele. A professora Lucidalva Bacelar dedicou a vida à causa da Educação no município de Fortaleza, seja nos Centros de Educação Infantil ou nas Escolas em Tempo Integral, é muito respeitada pelos seus colegas professores.

Já Dalila Saldanha foi secretária Executiva de Educação do Ceará, tendo papel importante nos avanços educacionais no Estado, e tem feito um grande trabalho à frente da Secretaria Municipal de Educação. É algo que nos enche de orgulho ter esses três agraciados na solenidade, que ocorre no dia em que o nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, faria 98 anos”, justifica Evaldo Lima.

Os nomes foram escolhidos por meio de reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal. A deliberação envolve a participação de membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

DETALHE – A Medalha Paulo Freire é entregue anualmente pela Câmara Municipal no dia 19 de setembro, data de aniversário do Patrono da Educação Brasileira.
(Foto – Divulgação)