Em evento promovido pelo Sindienergia, em parceria com a Fiec, representantes de todas as categorias do setor de energia debateram esta semana os rumos do mercado de energias no Ceará, diante do setor ter se tornado um importante insumo para a indústria, com grande impacto nos custos de produção.
Os palestrantes e debatedores conduziram painéis com os temas: Oportunidades e desafios do setor de energias, Geração Centralizada de Energia, Geração Distribuída de Energia, O futuro da Distribuição de Energia, entre outros.
O encontro debateu ainda todas as matrizes de energias, porém, o tema Energias Renováveis dominou os painéis devido a crescente capacidade dentro do setor. O Ceará, em especial, ocupa uma posição privilegiada no âmbito nacional. De acordo com a Aneel o Estado é a 7ª potência mundial no mercado de geração distribuída fotovoltaica.
Segundo o CEO da Quadran Brasil, Armando Abreu, 45% da energia utilizada no Brasil já é renovável. A expectativa é que nos próximos 20 ou 30 anos esse percentual chegue a 94%.
(Foto: Divulgação)
Eliomar de Lima