O Governo do Ceará apresentou par autoridades do Paraná, pela segunda vez neste ano, boas práticas de planejamento e orçamento. Depois do Rio Grande do Sul, o convite veio Governo do Paraná.
O secretário- executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba, participou, nesta sexta-feira, do Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração, onde integrou a mesa do painel que debateu o tema Orçamento do qual participaram também o especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Francisco Caldas de Andrade Pinto, e a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sol Garson.
O secretário mostrou como o estado do Ceará vem desenvolvendo nos últimos anos todos os seus instrumentos e práticas modernas de planejamento e orçamento que, de alguma forma, são os grandes responsáveis por proporcionar a maior taxa de investimentos sobre receita corrente líquida do país. “Isso só é permitido porque o estado tem instrumentos e sistemas eficientes de controle e gerenciamento de suas despesas, inclusive com previsão”, destacou.
Flávio Ataliba citou ainda a existência do Cogerf e como opera em todas as suas instâncias de modo a proporcionar ao estado controle fiscal eficiente. “Falamos também do aprimoramento dos nossos sistemas de avaliação de investimentos, fundamental para termos maior impacto na economia do estado”, acrescentou.
Promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Escola Fazendária, o seminário foi realizado em Curitiba, reunindo integrantes do Ministério Público, servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de instituições públicas, das entidades de classe, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
O objetivo foi discutir temas atuais relacionados às experiências, aos desafios e às perspectivas da Administração Pública especialmente relacionados à Gestão de Pessoas, Orçamento, Gestão Fiscal e Previdência.
Para o secretário Flávio Ataliba, o seminário em Curitiba representou mais uma oportunidade de mostrar para o pais que o Ceará é um dos estados com maior referência em termos de modernidade em seus instrumentos de planejamento. “E já temos um convite do Governo de Goiás para o Ceará apresentar todas as potencialidades de estratégias de investimentos e ações bem sucedidas”, revelou.