A praça foi o cenário escolhido pelos alunos do Distrito Educacional Cipó dos Anjos para a realização do encontro literário e cultural que marca a celebração de 33 anos da Escola de Ensino Fundamental Zilcar de Sousa Holanda.
O evento aconteceu na final da tarde da quinta-feira, 12, e reuniu além dos estudantes, professores, gestores e a comunidade. Dentre os presentes, um destaque para a participação do filho do distrito e ex-funcionário da escola, o professor e escritor quixadaense Jards Nobre, que prestigiou os alunos.
Outra escritora e acadêmica da Academia Quixadaense de Letrar (AQL), Geneva Castelo Branco também participou da programação, membro da Academia mais nova, Geneva lançou seu primeiro trabalho literário na Escola Zilcar de Sousa Holanda.
Após a apresentação das crianças do primeiro ano da Escola Zilcar de Sousa Holanda, a programação seguiu com representações das demais turmas que fizeram a leitura de textos famosos da literatura brasileira e textos próprios nos gêneros de crônicas, poesias, contos, memórias e parodias. A musicalidade regional também teve espaço na agenda da festa genuinamente pedagógica.
Na oportunidade, também foi apresentado os destaque do cotidiano escolar nos projetos que norteiam o fazer pedagógico, como Projeto Peteca “Todos contra o trabalho infantil”, Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Jogos Escolares, e outros.
O mestre de Cultura e um dos fundadores do grupo de reisado Boa Coração, Sr. Chico Emília, também enriqueceu o evento que foi encerrado com a apresentação cultural “Maculelê”, dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
Assessoria de Comunicação PMQ – Geneva Castelo
Sertão Alerta