A ofensiva ocorreu em diversos bairros da Capital cearense, logo nas primeiras horas do dia, com o objetivo de combater a atuação de uma organização criminosa autora dos incêndios contra veículos e estruturas públicas. Os alvos eram investigados ainda por homicídios e outros crimes. Foram empregados 120 policiais civis em 30 viaturas, e os trabalhos policiais foram acompanhados pelo secretário da SSPDS, André Costa; e pelo delegado geral adjunto da Polícia Civil, Sérgio Pereira.
Além da operação, em todo o território cearense, as forças de segurança seguem mobilizadas com o intuito de evitar novos delitos, por meio de um trabalho capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará.
Até o fim da tarde desta sexta-feira, foram registradas 94 ocorrências consumadas.
Ainda durante os trabalhos policiais, o governador do Estado, Camilo Santana, esteve no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde conversou com os policiais e verificou de perto as ações que estavam em curso. Em sua rede social, o governador parabenizou a Polícia Civil pelo trabalho desenvolvido.
“Estive hoje na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil, conversando com a equipe. Em nome desses policiais, destaco o grande trabalho que tem sido feito pelas Forças de Segurança do Ceará, que tem agido unida e de forma incessante”, ressaltou o governador. Por fim, ele reafirmou a determinação de não medir esforços para garantir a paz para a população cearense. “A minha determinação continuará sendo sempre de não medir esforços para garantir a proteção da nossa população e transformar nosso Ceará num estado cada vez mais seguro”, destacou.
Operação da Polícia Civil
Uma ação qualificada da Polícia Civil, realizada no início da manhã desta sexta-feira, resultou no cumprimento de 48 mandados – sendo 38 de prisão, quatro de busca e apreensão e seis de apreensão de adolescente infrator -, além da prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de arma de fogo. A ofensiva, que faz parte da “Operação Contra-Ataque” realizou buscas e capturas em diversos bairros da Capital cearense logo nas primeiras horas do dia.O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Cosa, acompanhou de perto a ação policial e revelou detalhes da ofensiva. “Essa é uma grande operação, pois todos os capturados são ligados ao grupo que vem promovendo essas ações criminosas nos últimos dias no Estado. Então é mais um duro golpe contra eles. É o que venho sempre dizendo, à medida que as prisões acontecem, que as operações ocorrem, nós coletamos mais depoimentos, delações, evidências, provas e tudo é analisado com muita rapidez para que a gente possa promover novas prisões, novas operações. O que estamos fazendo é uma verdadeira onda de ataques contra esses criminosos”, frisou o gestor da SSPDS.
A ação foi coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em conjunto com os Departamentos de Polícia Judiciária Especializada (DPE), de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM) e Técnico Operacional (DTO) da PCCE. Participaram dos trabalhos mais de 130 policiais civis em 30 viaturas.
*Governo do Ceará