Três dos cinco projetos finalistas da Competição de Design do Interação Humano-Computador 2019 – XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, principal evento científico da área de IHC no Brasil, são da Universidade Federal do Ceará. O simpósio acontecerá em Vitória, no Espírito Santo, de 21 a 25 de outubro. A informação é da assessoria de imprensa da Instituição.
Com o tema “Adoção de animais abandonados”, o desafio desta edição da Competição de Design foi a criação de uma solução que apoie a conscientização sobre posse responsável de animais e incentive a adoção dos que estão abandonados.
Os projetos PadimPet (https://www.youtube.com/watch?v=c69PBsMxCx4), de alunos do Campus de Quixadá; Cabine Pets (https://www.youtube.com/watch?v=vGVQPFxPdJ8&feature=youtu.be), do Curso de Engenharia de Software do Campus de Russas, e Clube do Resgate (https://www.youtube.com/watch?v=WLF0p8PPA80), do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, em Fortaleza, são os representantes da Universidade na competição.
O PadimPet é um aplicativo elaborado para promover o apadrinhamento de animais pelas pessoas que não podem criar um animal em casa. A intenção é ajudar na interação entre futuros padrinhos e abrigos, além de possibilitar o acompanhamento dos animais apadrinhados. O título é uma junção do apelido “padim”, que costuma ser dado a padrinhos e faz referência regional a Padre Cícero, junto com o termo “pet”, dado aos animais de estimação.
O projeto é de autoria de Raissa Lemos, do Curso de Design Digital, e de Marcelo Martins e Sávia Fernandes, do Curso de Engenharia de Computação, e de Filipe Damasceno, que atuou no campus como professor substituto até 2018. O trabalho é orientado pela professora Andréia Libório.
Já o Cabine Pets consiste na instalação de cabines com comedouros que podem ser acionados por meio de doações em moedas, liberando ração e água para os animais. Essas doações podem ser registradas em um aplicativo móvel, onde também é possível fazer outras doações e obter informações sobre animais para adoção. O app conta ainda com postagens de conscientização que são realizadas por ONGs e profissionais da saúde, como médicos veterinários.
A autoria é de Tamires Ariane Sousa, Valéria Maria Pinheiro e Gabriel Fonseca Júnior, dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do Campus de Russas, sob orientação da Profª Anna Beatriz Marques.
Por sua vez, o Clube do Resgate é um jogo digital baseado em localização que busca conscientizar sobre o abandono de animais, por meio de interação que leva a conhecer melhor a causa animal no mundo real. No aplicativo os jogadores são convidados a andar pela cidade combatendo as “Sombras do Abandono” (vilões) para libertar os animais abandonados. Os usuários também podem interagir com comedores autônomos e manifestações artísticas espalhadas pelo espaço urbano para coletar mantimentos virtuais e encontrar famílias para os bichos virtuais resgatados.
Desenvolvido por Izac Sidarta, David Miranda, Patrick Nobre e Espedito Roza, o projeto foi orientado pelo Prof. Mateus Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais.
Os trabalhos foram aprovados na primeira fase da competição, que consiste em submissão de artigos com ideias inovadoras sobre o tema, um protótipo interativo e um vídeo de divulgação da ideia. Os cinco melhores projetos seguem agora para a etapa final, em que os três melhores serão escolhidos por banca julgadora.

(Foto – Divulgação)


Eliomar de Lima