Assaré: prédio da Câmara recupera sua originalidade.

Blog do  Amaury Alencar


O verde com o branco gelo trouxe de volta os detalhes da belíssima fachada do prédio que abriga a Câmara de Vereadores de Assaré. A Casa, que recebe o nome do ex-vereador Raimundo Mendes Rats, passou por uma boa reforma na atual gestão do presidente vereador Anísio David.

O prédio, construído entre os anos 1935 e 1943, pertenceu a antiga União Operária assareense, entidade que desapareceu com o tempo, mas teve um papel importante no desenvolvimento do Município nas décadas de 1930/40 e 50.

Com o desaparecimento da ONG, o prédio passou a ser a sede do Poder Legislativo desde 1989. Agora, o presidente Anísio David, além da reforma interna, (usando argamassa, pintura, marmorato e reforma nos móveis), recuperou a fechada do prédio, deixando legível a sua beleza e imponência na paisagem urbana da cidade. 


“Não ficou totalmente original, porque não tive como fechar aquela porta larga e voltar a entrada original no encontro das paredes. A porta larga foi aberta em reforma passada. Se fosse hoje, eu não faria aquilo. Mas, ficou muito bonito. A cidade precisa preservar a sua história através dos prédios construídos no passado, pela boa vontade dos seus proprietários, que contribuíram com a bela imagem da cidade pelas linhas arquitetônicas das edificações”, comenta o vereador Anísio. 


 E acrescento: “O prédio da União, como era chamado, tem história. Pois, além de abrigar a ONG, era ele o auditório da cidade, requisitado pela Prefeitura para reuniões e outras entidades e era ainda uma espécie de clube dançante. Nele ocorriam as festas glamorosas da cidade” 

O presidente pretende fazer outros serviços, mas sem mexer com a originalidade do imóvel. Parabéns, presidente.




 A imagem pode conter: atividades ao ar livre


 Nenhuma descrição de foto disponível.

 A imagem pode conter: área interna

 A imagem pode conter: área interna