A equipe que diariamente, 24 horas por dia com dois médicos, dois enfermeiros e ainda grupo de até 5 técnicos fazem os atendimentos de “Urgência e Emergência” no município. Além do atendimento os pacientes ainda contam com Raio X, Eletrocardiograma (ECG) além de exames laboratoriais que são realizados pela Secretária de Saúde do Município no Hospital Municipal Dr. Eudasio Barroso. Com esta estrutura somente na manhã deste sábado, até meio dia foram realizados 54 atendimentos.
Alguns pacientes que passaram na manhã deste sábado e foram atendidos entre estes 54 atendimentos realizados inclusive com medicação, atendimento de ECG e Raio X realizados imediatamente após a solicitação médica. Nesta manhã a equipe plantonista teve algumas intercorrências com pacientes graves e ainda tendo que realizar algumas transferências necessitando inclusive da intervenção da equipe de plantão. Assim pacientes triados com menos gravidades tiveram que aguardar o tempo estipulado após a triagem.
No período da tarde os pacientes que buscaram a unidade foram atendidos quase que de imediato, independente da classificação quando passaram na triagem.
Uma dúvida muito comum entre a população é qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal estar. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de unidades que se complementam e buscam atender as pessoas de acordo com o demanda e de maneira eficiente. Este tipo de unidade não oferece pronto-socorro, que são para tratamentos de emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado para uma UPA ou Hospital mais próximo.
Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo. Elas funcionam 24h, sete dias da semana.
Exames como raios-X e eletrocardiograma, por exemplo, podem ser realizados na Unidade, mas os únicos especialistas disponíveis são clínica médica e pediatria. Se você possui um quadro crônico, por exemplo, e se dirige a uma UPA, é provável que você seja direcionado para uma UBS da sua região.
Por mais que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atendam emergências, os pacientes não ficam internados no local. Eles são estabilizados e encaminhados para um Hospital, ou ficam em observação por até 24h e recebem alta.