Na disputa dos prêmios, os municípios serão agrupados de acordo com a densidade populacional, considerando aqueles com até 20 mil habitantes; os que vão de 20.001 a 50 mil; os que têm de 50.001 a 100 mil habitantes; os que vão de 100.001 a 500 mil e os que têm mais de 500 mil habitantes. As cidades que promoverem o voluntariado nas atividades relacionadas ao prêmio somarão um ponto extra na apuração final.
Para participar, devem ser cumpridos requisitos como ter aderido ao Plano Progredir e ao Criança Feliz. No caso do Criança Feliz, mesmo o município não sendo elegível, pode solicitar a participação no programa. Além disso, a cidade deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar um compromisso para realização de diagnóstico sobre a situação dos dependentes químicos em tratamento no município. http://www.cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao
De acordo com o Ministério da Cidadania, serão lançados ainda editais específicos com outras atividades para as diferentes áreas abrangidas pela pasta (cultura, esporte e desenvolvimento social), que também somarão pontos.