No
dia 17 de outubro a coleção SerTão Cariri, idealizada pela marca de
jeanswear Amapô em parceria com o Senac Ceará, faz sua estreia em grande
estilo, na passarela da São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da
America Latina. O trabalho foi feito em um processo de colaboração com
os alunos do curso de Desenhista de Moda do Senac Crato, sob a
supervisão das sócias e idealizadoras da marca, Carolina Gold e Pitty
Taliani.
A
coleção surgiu a partir de uma inquietação da própria dupla sobre a
representação da diversidade brasileira na moda. "A Amapô é uma marca
que desde o início olha bastante para dentro do Brasil. Temos uma
inspiração constante na cultura do País, todos os nossos desfiles trazem
alguma influência nesse sentido. No caso do Nordeste, já tivemos
presentes elementos como o maracatu, o forró. Existe esse envolvimento, é
uma coisa verdadeira. Então a proposta da SerTão Cariri veio quase como
um presente", conta Carolina Gold.
A
ideia foi formatada a partir de uma conversa com o gerente de negócios
estratégicos do Senac no Cariri, Isaac Coimbra, com a ajuda do produtor,
stylist e diretor criativo Claudio Santana. Na edição 2019 do DFB
Festival 2019 Claudio assinou a direção de todos os desfiles - entre
eles o da coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos dos
cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Crato. "Ele fez
essa ponte para a gente", recorda Carolina.
O
processo envolveu pelo menos três visitas das sócias ao Cariri e um
processo contínuo de comunicação com os alunos. "Na primeira viagem a
Juazeiro do Norte fizemos uma pesquisa de campo. Fomos ver o trabalho do
Mestre Noza, do Seu Espedito - cujo trabalho já conhecíamos e amamos.
Visitamos a Fundação Casa Grande, a Rua São Pedro, que é como a 25 de
Março em São Paulo. Fomos ver os cordelistas, a estátua do Padre Cícero,
os romeiros, um monte de coisas", lembra a empresária.
A
partir disso as sócias definiram caminhos para a criação da coleção, e
passaram um direcionamento aos alunos. "Pedimos que fizessem algo como
um pequeno trabalho de estilo sobre esses temas, enquanto também íamos
criando croquis em São Paulo. Em um segundo encontro reunimos tudo que
foi desenvolvido, avaliamos e tiramos aquilo que achamos mais
interessante. A sintonia entre nossa proposta e o que os alunos
realizaram foi muito grande. Fiquei emocionada quando vi o que eles
tinham feito. O salto do Cariri Visceral para essa nova coleção foi
enorme", elogia Carolina.
“Foi
um processo muito intenso, até pelo tempo curto rumo à data do desfile.
Todos mergulharam totalmente. Os alunos se envolveram bastante na
criação da coleção, sob a orientação da Carolina e da Pitty, e com a
participação de seu Espedito Seleiro”, destaca Ariane Morais, instrutora
do Senac Crato.
O
resultado, segundo Carolina mostrou uma forte sintonia com a proposta
pensada pela marca. "A coleção traz bastante jeans, que já é uma
característica da Amapô. Também usamos muito material de Juazeiro, como a
organza do vale. Foi engraçado: na primeira visita decidimos não
comprar nenhum material, achando que íamos encontrar em São Paulo com
custo menor. Mas chegamos aqui e não encontramos nada do que vimos.
Então tivemos que trazer tudo do Cariri", detalha.
“Alguns
alunos dessa turma de Desenhista de Moda já passaram por um itinerário
formativo no Senac Crato, em cursos com de Costura e Modelagem e
Figurinista. Agora, avalio esse momento de parceria com a Amapô como um
processo super positivo, que permite aos alunos fazerem parte do maior
evento de moda da América Latina, uma vitrine da moda do Brasil. Estamos
bastante ansiosos pelo dia da estreia”, pontua Ariane Morais.
“Já
tínhamos experimentado esse formato com a experiência no DFB Festival,
mas agora, na SPFW o desafio é maior ainda, estamos todos muito
engajados para fazer acontecer e muito conscientes da importância desse
momento”, completa a instrutora.
Sobre
a relevância dessa iniciativa, o diretor regional Sesc Senac Ceará,
Rodrigo Leite reforça que é a primeira vez que o Senac participa da São
Paulo Fashion Week. “Por meio dessa parceria, o trabalho de nossos
alunos vai estar na passarela da maior semana de moda a America Latina,
ao lado de grandes marcas e estilistas, referendando a qualidade da
formação profissional no Senac”, destaca.