Seminário discute políticas de salvaguarda da capoeira no Cariri neste fim de semana

Blog do  Amaury Alencar
Ocorre neste fim de semana em Barbalha, com intermédio da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (IPHAN-CE), o primeiro Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri. Sendo realizado neste sábado (19) e domingo (20), o evento tem como propósito interiorizar o processo de criação e manutenção de políticas de salvaguarda da capoeira no Ceará.


 Seminário discute políticas de salvaguarda da capoeira no Cariri neste fim de semana


A iniciativa visa unir capoeiristas, pesquisadores, gestores culturais e demais interessados para contribuir com a política de preservação da manifestação cultural, efetuando levantamento de ações consideradas prioritárias para a salvaguarda da capoeira no Estado, a democratização das políticas para a preservação do bem e a mobilização dos capoeiristas, valorizando o protagonismo dos detentores. O seminário servirá ainda de subsídio para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Capoeira Cearense.

A programação inclui reunião dos Grupos de Trabalho (GT’s) da salvaguarda do bem e rodas de capoeira. Neles, os detentores irão discutir as ações apresentadas no I Seminário para Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no Ceará, em 2016, e debater as demandas e anseios dos capoeiristas do Cariri.

Programação

Sábado (19)

  • 09h – Abertura
  • 09h20 – Mesa sobre a salvaguarda da Capoeira e os Eixos de Ação para a Gestão dos Bens Culturais
  • 12h às 14h – Intervalo
  • 14h – Reunião dos Grupos de Trabalho
  • 17h30 – Roda de Capoeira

Domingo (20)

  • 9h – Reunião dos Grupos de Trabalho
  • 12h às 14h – Intervalo
  • 14h – Plenária Final
  • 17h30 – Finalização do evento e Roda de capoeira
  • 18h – Encerramento

Ofício de Mestre da Capoeira e da Roda de Capoeira

A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana – notadamente banto – recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Serviço

Seminário da Salvaguarda da Capoeira no Cariri
Data: de 19 a 20 outubro de 2019
Local: Escola de Saberes de Barbalha, rua Senador Alencar, 368, Centro – Barbalha/CE



badalo