Fazendo parte das atividades do Governo Itinerante em Cajazeiras do
Simião, as secretarias da Gestão do Prefeito Evanderto Almeida e equipe
Selo UNICEF realizaram também naquele distrito, o projeto Encontro da
Família na Escola, que repetiu o sucesso das edições anteriores, ao
registrar a presença maciça dos pais. O Encontro é uma ação do Selo
UNICEF 2017- 2020 a qual o Assaré está concorrendo e o objetivo deste
projeto, é fazer valer as regras que constam nos planos
político-pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Educação, quando
se refere às comunidades escolares, e por ser a dos pais, uma das mais
importantes no processo de educar. A Coordenadora de Políticas Publicas e
Sociais do Município, a ativista Vandinha Almeida, voltou a afirmar que
“Este evento é um momento de partilha, quando os pais se conscientizam
sobre o seu dever no processo de aprendizagem dos filhos”.
O Encontro da Família na Escola Antonio Francelino, em Cajazeiras do
Simião, seguiu a mesma programação das edições anteriores, como:
palestras para os pais, serviços de convivências (brincadeiras para as
crianças como pinturas de rosto, pula-pula, atividades recreativas com
educador físico, aplicação de flúor, tenda da leitura entre muitos
outras),um dia diferente na rotina das crianças. E as famílias receberam
atendimentos médicos, psicológico, vacinas etc. Foram também atendidas
pelos serviços da Casa do Cidadão, que expediu Carteira Profissional,
CPF e RG.
A equipe da Secretária de Educação que acompanhou as atividades estava
formada pela Secretária professora Eldevanha de Souza e as professoras
Isabel Canuto, Graça Melo, Dineide e Beatriz.
Concluindo o evento, a professora Eldevanha de Souza fez um
agradecimento às famílias pelo apoio ao projeto piloto iniciado em
Cajazeiras do Simião que é a escola em tempo integral. “ A experiência
está sendo fantástica. As crianças se adaptaram com facilidade a esta
modalidade de ensino. E quero, neste momento agradecer às famílias das
crianças, como também a comunidade que apostam no sucesso desta nova
forma pedagógica de construir o conhecimento.”