“Tivemos pequenos problemas que nada interferiram na aplicação e na validade do exame. Aqueles que usaram o celular para tirar foto ou mesmo filmar a prova, após o início do exame, já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências cabíveis. Por parte do MEC, houve a eliminção do candidato e afastamento dos aplicadores, que não poderão participar do Enem neste domingo. Fique tranquilo, está tudo sob controle.”
Neste domingo (10), são esperados mais de 5 milhões de participantes, que farão provas em 1.700 municípios. São 14 mil locais de aplicação.
Os canditados vão responder 90 questões de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias.
Weintraub alertou para a importância de verificar se o celular está ligado na hora da prova. É preciso desativar o alarme, inclusive, pois se ele emitir algum som, caso contrário o candidato é imediatamente desclassificado, mesmo com o aparelho guardado no envelope porta-objetos.
No primeiro dia de provas do Enem, 376 pessoas foram desclassificadas por motivos que incluíram toque de celular, sair da prova antes do horário permitido e recusa para fazer o cadastro biométrico.
O ministro da Educação também lembrou a quem vai fazer as provas que, como o horário de verão não está mais em vigor, é preciso ajustar o relógio corretamente. Lembrando que o país tem fusos diferentes na região Norte e em um pedaço da região Centro-Oeste.
O horário a ser seguido é o de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia (12h) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30. E terminam às 18h30.
Weintraub também aconselhou calma na hora de responder o exame. E lembrou que é preciso levar caneta de tinta preta e material transparente.
Agência Brasil