Planejamento Regional em Saúde discute estratégias para 45 municípios do Cariri

Blog do  Amaury Alencar





Cerca de 250 gestores da Saúde da Macrorregião do Cariri estiveram reunidos na 2ª Oficina do Planejamento Regional em Saúde, que conta com a participação de técnicos, coordenadores regionais e secretários de saúde de 45 municípios do Estado. O secretário-executivo de vigilância e regulação, Marcos Gadelha, ressaltou a importância de diálogo entre os municípios para a integração da Redes de Atenção à Saúde (RAS).


“Muitas vezes o trabalho acontece de forma fragmentada, o município fazendo a parte dele na Atenção Primária e o Estado na Atenção Especializada. E no final das contas o paciente precisa de atenção integral. Então, se o paciente for encaminhado para um serviço de atenção básica e precisar migrar para um serviço de atenção terciária, esse fluxo tem que ser contínuo e ininterrupto. Esse processo só acontece se nós, Estado, Município e União trabalharmos juntos, planejarmos juntos, para termos objetivos comuns e a partir daí oferta dentro daquilo que a gente definiu”, destaca o secretário-executivo.

Planejamento

Durante a oficina, os participantes discutiram o cenário assistencial e as RAS relacionando qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, como consultas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgias eletivas, terapias especializadas, internações das unidades de urgência, entre outros serviços de saúde
.


Para o secretário de saúde do município de Várzea Alegre, Ivo Leal, o encontro é uma oportunidade para planejar baseado-se na realidade dos municípios. “O sistema é muito importante, mas ele precisa ser desenhado baseado nas necessidades e não em expectativas. Com essa aproximação temos como encontrar oportunidades de melhoria”, salienta.

“Essa nova proposta está fazendo com que a gente analise o problema com um olhar na macrorregião. Além de colocar a atenção básica, a secundária e alta complexidade para dialogar. O serviço para a população deve acontecer de forma mais eficiente”, ressalta Georgia Xavier, coordenadora de Cres de Juazeiro do Norte.

Próximo encontro

A terceira etapa acontecerá também em Juazeiro do Norte, nos dias 5 e 6 de dezembro, tendo em vista a elaboração de um Plano de Ação para a Região do Cariri, considerando as ações assistenciais e a solução de problemas identificados durante o Planejamento Regional em Saúde.