POLÍTICA- UM PASSO À FRENTE: Zé Ailton Brasil tem apoio declarado do governador Camilo Santana para eleições 2020

Blog do  Amaury Alencar
 2020 As eleições municipais de 2020 estão se aproximando e na região do Cariri, em especial no triângulo CRAJUBAR, diversas lideranças começam a lançar seus nomes às pré-candidaturas. Os três atuais prefeitos são naturais pré-candidatos a reeleição. Em Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB); em Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB) e em Crato, Zé Aílton Brasil (PP). Na terra do Pe.

 Cícero, a base aliada do governador está completamente dividida, apesar do prefeito Arnon ter votado em Camilo nas eleições do ano passado, não está claro para a população o apoio do chefe do Palácio da Abolição ao atual gestor. Diversos nomes da base tentam viabilizar suas candidaturas, os principais são: Gilmar Bender (PDT), Ana Paula Cruz (sem partido), Anderson Palácio (PPS), Normando Sóracles (PSD), Dr. Giovanni Sampaio (PSD) e Francisco Fabiano (PROS), que apesar de pertencer a um partido que não é da base do governador, votou em Camilo Santana nas eleições 2018.

 Nos verdes Canaviais, é certo que Argemiro Sampaio não terá vida fácil para concorrer à reeleição. Contudo, caso se confirme o atual cenário, em que a oposição permaneça rachada e sem a união em torno de um nome, o tucano pode tirar vantagem disso. Em Barbalha, nomes como os do ex-presidente da Câmara, vereador e advogado Vevé Siqueira (PP) e do médico e empresário Dr. Guilherme Saraiva (PDT) tentam emplacar a todo custo. Mas a população parece já ter escolhido o nome da oposição, trata-se de um velho conhecido, o atual vice-presidente da Assembleia Legislativa Fernando Santana (PT).

 Segundo analistas políticos locais, ele seria o único que disputaria em pé de igualdade com o atual prefeito. No município de Bárbara de Alencar, apesar de existir uma situação semelhante à de Juazeiro do Norte, onde alguns nomes da base do governo se apresentam como alternativa para 2020, como é o caso do suplente de deputado estadual e promotor aposentado Dr. Leitão Moura (PPS) e do ex-prefeito do município Dr. José Adega, (conversas avançadas com o MDB), Camilo Santana adotou uma estratégia diferente e vem defendendo sistematicamente Zé Ailton Brasil (PP). Lealdade e boa avaliação da gestão são pontos favoráveis ao mandatário do executivo cratense. Embora seja público o racha na situação, o prefeito adotou um tom diferente e realizou uma série de declarações de que não existe racha algum em sua base e que o principal nome hoje da “oposição”, Dr. Leitão Moura, é um amigo e no momento oportuno, ambos devem conversar e “aparar as arestas”. 

 É certo que o apoio do governador do estado do Ceará, com excelente avaliação pública e alta popularidade, deve ser levado em consideração por qualquer gestor. Esse passo a frente dado pelo prefeito cratense pode ser o grande diferencial para a sua reeleição, se em Juazeiro e Barbalha as coisas seguem indefinidas, em Crato, Camilo Santana já escolheu o jogador e junto a seu forte grupo político, estão apoiando todas as suas fichas nele.

 







 RAFAEL BOAVENTURA