Os estudantes João Vitor de Lima Sousa e Ana Jully Teófilo de Sousa, ambos de 18 anos e estudantes do Curso Técnico em Automação Industrial da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Célio Rodrigues, localizada em Pacatuba, desenvolveram um micro robô colaborativo de baixo custo e baixo consumo de energia para crianças cadeirantes e autistas. O trabalho foi realizado no Nutec durante o período de estágio supervisionado.
O projeto do micro robô colaborativo foi intitulado Projeto Kacthu (Pakacthuba) e sua arquitetura é constituída de uma rede de sensores ultrassônicos para percepção de distância aos obstáculos e sinal de entrada de algoritmo computacional anticolisão. O Kacthu foi prototipado rápido em impressora 3D e é controlado através de aplicativo instalado em smartphone. Por ser um dispositivo de comunicação Bluetooth, permite o comando remoto em até dez metros em rede sem fio.
“Quando decidimos criar algo, o objetivo era ajudar as crianças que têm deficiência e promover isso de uma forma divertida, para que tivesse a leveza de uma brincadeira”, explica João Victor.
No dia 29 de novembro, os alunos apresentaram o projeto do miniveículo robô colaborativo Kacthu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria de Sá Roriz de Monguba-Pacatuba. “A gente queria ver como o projeto ia ser abraçado pelas crianças, como elas iam reagir, se iam gostar. O resultado foi super positivo e elas amaram”, relata Jully Teófilo.
Capacitação
O estágio supervisionado dos alunos teve início em 21 de agosto de 2019, no Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) do Nutec, sob a supervisão do Engenheiro Dr. Renato Cândido Zimmermann. Para a realização do projeto e montagem de um micro robô colaborativo para crianças cadeirantes e autistas, estabeleceu-se um Plano Participativo de Trabalho de estágio.O Nutec, dentro das iniciativas estaduais e regionais para a Revolução 4.0 da Indústria, está com a iniciativa intitulada “Geração do Conhecimento 5.0”. Tem como propósito a capacitação em sala de aula e em laboratório de capital intelectual humano para manufatura aditiva com tecnologia de impressão tri dimensional FDM e SLA/DLP, robótica colaborativa industrial, inteligência artificial, visão computacional e Internet das Coisas-IoT.