Professora Rosita Ferreira, amiga da escritora Rachel de Queiroz, morre aos 89 anos em Quixadá

Blog do  Amaury Alencar



Alunos do Colégio Estadual (Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora), das décadas de 80 e 90 neste final de semana lamentaram a triste noticia de que a uma das pessoas mais queridas na época, Dona Rosita, figura que por muitos anos conduziu os alunos e com muita maestria e respeito mantinha a ordem dentro do Colégio, morreu na Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr. Antonio Moreira Magalhães em Quixadá no inicio da noite desta sexta-feira (27).

Rosita Ferreira de Souza, 89 anos, professora, morre em consequência de infeção e complicações renais. Rosita foi professora no Distrito de Daniel de Queiroz e do Colégio Estadual onde chegou a dirigir. As lembranças da disciplina e do carinho que conseguia comanda os alunos, compartilhadas por muitos dos ex-alunos que compartilharam da convivência da professora e diretora amada por todos.
Rosita Ferreira, Rômulo Santaray, Rachel de Queiroz e Maria Foto > Blog Radialista Amadeu Filho
Rosita Ferreira está sendo velada na Capela de de São Francisco, na sede do Distrito de Califórnia. O sepultamento ocorre neste sábado (28), às 16 horas no cemitério daquela localidade. Rosita foi amiga da escritora Rachel de Queiroz onde fez um especial dirigido por Letícia Menescal, “O Dom e o Destino” citado por Amadeu Filho em Seu Blog. A sobrinha Ana Paula Sá com quem passou os últimos momentos agradece aos familiares e amigos pela solidariedade com sua tia (mãe).
A grande maioria dos filho ilustres que passaram pela escola tiveram o prazer de compartilhar das habilidades da professora que amava a profissão. Através das redes sociais ex-alunos e colegas da educação lamentam e fazem homenagens a Professora Rosita.
Clébio Viriato Ribeiro
“Nos deixou minutos atras a melhor amiga de Rachel de Queiroz. Acabo de receber a triste notícia – lá do meu Quixadá – que madrinha Rosita acaba de fazer sua passagem. Sem chão. Sem chão. Sem chão. Só tristeza. Guardarei da senhora só Amor e exemplo de retidão. Desde a morte de Dona Rachel de Queiroz (verdadeiras amigas e confidentes) a quem Madrinha chamava carinhosamente de “minha Rachelzinha” e na sequência a da Izinha (Maria Luíza – irmã caçula da escritora) a senhora ficou numa tristeza só. Obrigado por tudo minha Madrinha. Obrigado!!! Obrigado também Ana Paula (sobrinha e filha) por ter cuidado da Madrinha até o último momento. Tenho certeza que Dona Rachel e Izinha foram recebê-la na hora de sua passagem para o plano espiritual. Vai logo embora 2019. Que ano medonho, meu Deus.”
Amadeu Filho 
“O Dom e o Destino” foi um especial produzido por Letícia Menescal dedicado a escritora Rachel de Queiroz e musicado por Rômulo Santa Ray e Ferreira Filho. Rachel fez questão de conhecer um dos autores das canções do especial. O encontro aconteceu na fazenda “Não Me Deixes” em 20.07.2001. Rachel faleceu em 4.11.2003, mas continua viva na cultura brasileira e na lembrança de seus admiradores.”
Sergio Barcelar
“Professora Rosita….. Tempos bons no Colégio Estadual. Foi lecionar junto a Deus. Descanse em paz”.


Sertão Alerta