Cerca de 1.990 detentos estão inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Do total de participantes, 1.690 apenados são da Região Metropolitana de Fortaleza e 300 do interior do Estado. As provas serão realizadas nesta terça (10) e quarta-feira (11).
O Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), é aplicado em presídios e unidades de de internação socioeducativas. A prova é uma oportunidade para menores infratores e adultos presidiários entrarem no ensino superior.
O número de presos e jovens cearenses em medidas socioeducativas inscritos no Enem deste ano é 43% maior que o registrado na edição do ano passado, quando 1.134 detentos se inscreveram para participar do exame.
Para incentivar a inclusão social e a inserção deste detentos no ensino superior, o sistema penitenciário do Ceará realizou aulões em 22 unidades prisionais do Estado.
É importante destacar que mesmo após a realização das provas, a ida do apenado ao ensino superior depende da aprovação de um juiz. Cabe à Justiça analisar caso a caso e julgar se é possível, dado a situação da pena do indivíduo, ele frequentar um curso fora da prisão.
Ceará agora