As máquinas da Central de Digitalização têm capacidade média para digitalizar 12 mil páginas por dia. Paralelamente, a máquina de mesa copia folhas em tamanho maior e processos mais antigos, evitando perda de dados dos papeis envelhecidos.
A previsão é que em seis meses, todas as milhares de folhas estarão online no sistema do TCE Ceará e poderão ser pesquisados na página eletrônica da Corte.
“Aqui não vai ser apenas imagem, esses super scanners permitem documentos editáveis. Isso vai fazer com que os processos de tramitação estejam integrados no Tribunal. A partir de agora, os processos que entrarem pelo Protocolo não estarão mais na versão física. Serão digitalizados na hora,” garantiu o presidente Edilberto Pontes.
As máquinas copiam 140 páginas em apenas dois minutos. É mais uma ação para alinhar o TCE ao espírito do tempo, o Tribunal do Século XXI. Todos os documentos serão disponibilizados na ferramenta de busca Contexto. A maior parte é composta por documentos públicos, que estarão na internet para pesquisas.
“Além de garantir maior segurança e facilitar o acesso aos dados, estamos contribuindo com a sustentabilidade. Os ganhos são substanciais”, declarou Edilberto Pontes.
TCE CE