Tribunal de Justiça entrega Medalha do Mérito Judiciário a três personalidades
dezembro 07, 2019
O desembargador Francisco Gladyson Pontes, presidente 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o deputado estadual Elmano de Freitas da Costa e o presidente do Museu da Fotografia Fortaleza, Silvio Ricardo de Oliveira Frota, foram as três personalidades homenageadas com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, a maior honraria concedida pela Justiça estadual.
A solenidade de entrega ocorreu nesta sexta-feira (06/12), na sede do Tribunal, e reuniu autoridades dos três Poderes, familiares e amigos dos homenageados. A sessão foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, que fez a entrega das medalhas e diplomas aos agraciados.
“Marcou-nos com uma excelente e portentosa gestão. O desembargador Gladyson se fez julgador preservando a espinha dorsal do humanismo. Saltou das altas contingências gregárias impulsionadas pelo múnus advocatício para viver, aqui dentro, as agruras do exercício da magistratura”, elogiou o presidente da Corte.
O presidente também justificou a homenagem ao parlamentar. “Temos dialogado construtivamente com o Poder Legislativo e, numa relação de construções consensuais, emergiram avanços legais. O deputado Elmano de Freitas, que se empenhou com afinco nessa operosa interlocução entre o Tribunal e a Assembleia Legislativa, faz jus ao nosso galardão”.
Em relação ao trabalho desenvolvido por Sílvio Frota, o chefe do Judiciário cearense destacou que ele “é o responsável maior pela aproximação dessa arte dos mais diversos públicos, incluiu o Judiciário no rol dos seus projetos sociais e tem implementado constantes parcerias com a Escola da Magistratura, com o Fórum e com o Tribunal, razão pela qual recebe hoje o nosso reconhecimento.”
AGRADECIMENTOS
O deputado Elmano de Freitas falou em nome dos homenageados e agradeceu ao Tribunal, pois “tomou decisões que vão marcar muitas gerações. Parabéns aos nobres desembargadores pela coragem que tiveram”. Lembrou ainda que, como parlamentar, teve a oportunidade de conhecer mais de perto a Administração do Judiciário. “Fiquei bem impressionado com a disposição do Tribunal para fazer mudanças, a meu ver profundas e corretas, e com a eficiência e a prestação do serviço ao cidadão cada vez melhor”.
Sobre a honraria, o deputado afirmou que “recebo com muita humildade, mas também como um desafio de estudar ainda mais, me preparar ainda mais, para que eu possa, de maneira humilde, colaborar para que o Poder Judiciário possa cada vez ser mais forte”.
Já o desembargador Gladyson Pontes reconheceu que valeu a pena todo esforço e dedicação. “Sinto-me realizadíssimo, não só na parte judicante, mas na parte administrativa, que tive a felicidade e a honra de receber dos meus pares e desempenhar, com o apoio deles, e chegar a esse reconhecimento que hoje se coroa com essa homenagem, que compartilho com todos os meus pares, colegas juízes e servidores desta Corte”.
Sílvio Frota considerou “uma grande honra para o Museu e para mim, recebermos essa medalha. Você vê que o trabalho realizado está repercutindo na sociedade. Isso é muito satisfatório. Só tenho que agradecer o apoio de todos”.
TJCE CE