Unileão segue como a instituição de ensino superior do Cariri mais bem avaliada pelo MEC

Blog do  Amaury Alencar
Por mais um ano consecutivo, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se destaca entre os melhores centros universitários do Brasil e tem os seus cursos entre os mais bem avaliados do Ceará. Esse posicionamento é comprovado pelo Ministério da Educação (MEC), que divulgou na última quinta-feira (12) o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).
Os dados do MEC mostram que, no IGC referente ao ano de 2018, apenas cerca de 18,1% das instituições privadas de ensino foram avaliadas no país com notas 4 e 5, e a Unileão está entre elas. Mais que isso, o ranking do IGC 2018 coloca o único centro universitário do Cariri entre as 10% melhores instituições de ensino superior do Brasil, levando em conta também as IES públicas.

Além desse excelente resultado institucional, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão de RH, Psicologia e Serviço Social da Unileão, que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2018, aparecem em 1º lugar no Cariri e em destaque no estado no ranking do CPC.
“A qualidade de ensino da Unileão, mensurada pelos índices de avaliação do MEC, encontra respaldo no estrondoso sucesso dos nossos egressos e no compromisso do nosso corpo docente em transformar vidas por meio da educação. Todo o investimento que estamos fazendo em estrutura, em qualificação docente e em ensino, pesquisa e extensão permitiu que continuássemos entre os melhores centros universitários do país e entre as sete melhores instituições de ensino superior do estado do Ceará. Só temos o que comemorar neste fim de ano”, avaliou o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero de Souza.
No Ceará, entre as instituições privadas avaliadas, a Unileão aparece entre as cinco melhores. Todos esses dados confirmam a qualidade do ensino ofertado pelo único centro universitário do Cariri e o coloca no ranking das melhores instituições de ensino do estado e do Nordeste.
Os resultados de 2018 consideraram a avaliação realizada com 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia e 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários.
Mais sobre o IGC e CPC
O IGC e CPC são os principais indicadores que aferem a qualidade do ensino superior em todo o Brasil, sendo divulgados anualmente pelo MEC. As notas atribuídas variam de 1 a 5. As instituições e os cursos que recebem notas 4 e 5 são considerados excelentes e os avaliados com notas abaixo de 3 são considerados regulares e insatisfatórios.
O CPC é calculado com base na avaliação do Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Já o IGC, é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições. O índice também leva em conta a média do CPC das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.
Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.