Por: Sávio Emanuel
Diante da crise enfrentada na área da saúde em Juazeiro do Norte, o vereador Zé Barreto (PPS) propôs a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
O objetivo da CPI seria investigar as denúncias formuladas pela ex-Secretária de Saúde do município, Francimones Albuquerque. Ao pedir exoneração da secretaria, ela afirmou que a gestão de Arnon Bezerra (PTB) não cumpria com o investimento mínimo necessário na saúde.
De acordo com a Lei 141/2012, os municípios devem investir no mínimo 15% da sua arrecadação em ações de saúde. Segundo Francimones, este valor mínimo não viria sendo aplicado pelo governo municipal desde o início do ano, o que a deixaria sem condições de gerir a pasta.
Zé Barreto afirmou que a Câmara tem o dever de fiscalizar o Poder Executivo a fim de averiguar as contas públicas, descumprimentos de leis e dar respostas à população juazeirense sobre o destino do dinheiro público.
“Eu tomei uma iniciativa de fazer uma proposição à casa da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para que a Câmara possa saber de fato e de direito qual é a verdadeira história da saúde, da caixa preta da saúde de Juazeiro do Norte”, afirmou.
Até o fim da sessão, a CPI de Zé Barreto contava com cinco assinaturas. Para ser levada adiante, são necessárias as assinaturas de mais dois vereadores.