Produto foi desenvolvido ao longo de
quatro meses e leva a bebida do tipo American IPA (India Pale Ale),
conhecido pelo amargor alto e sabor frutado.
Em 2020, duas opções gastronômicas para
refrescar o calor viraram um único produto: picolé de cerveja. A criação
pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma
cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas do estado para o
verão e as prévias carnavalescas. As informações são do G1.
Desde a ideia até a criação do primeiro
protótipo, as duas companhias levaram sete dias. Depois de quatro meses e
outros dois picolés experimentais, a versão final passou pelo crivo de
um comitê de inovação, formado por especialistas em sorvete e cerveja,
até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.
A escolhida foi uma cerveja American IPA
(India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor
alto. “Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de
vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e
deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja
no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho.
Sem leite ou outro produto de origem
animal na composição, o picolé também é vegano. “Percebemos que a base
de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja, então decidimos tirar
para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o público
cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.
Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é
liberado apenas para maiores de 18 anos. “O nosso foco grande é no verão
e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade
muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano inteiro,
praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”,
afirmou Charadia.
Após a produção do primeiro lote, a
expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e
na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7. "Já
estamos pensando nos próximos produtos a partir da parceria", afirmou o
diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.