Assaré: Escolas realizam conferências voltadas para as relações raciais
fevereiro 28, 2020
As escolas da Rede Municipal de Ensino Maria Isabel, Escola Batistina Braga, Escola Ananias Ferreira de Melo ( Moêda), Escola Antonio Ângelo da Silva( Serra de Santana) e Maria Célia Ferreira (Amaro) realizaram nesta quinta-feira, 27, a I Conferência de Educação e Relações Raciais “Apostando na Participação da Comunidade Escolar”, sendo esta, uma das ações cobradas aos municípios que concorrem ao Selo UNICEF, assim como o Assaré.
Estas conferências reuniram todas as comunidades escolares, (pais, alunos, professores, professoras, SME e funcionários das escolas) para estudos e debates sobre o tema, muito socializado no momento.
O documento estudado, diz que o objetivo é “Contribuir com um leque de metodologias que estimulem e organizem o envolvimento do conjunto da comunidade escolar estratégias de promoção da igualdade racial nas instituições educativas, entendida como componente-chave para a melhoria da qualidade educacional do País”.
“No Brasil a cultura do racismo é muito presente na sociedade. E a cultura não se transforma com lei, mas com a quebra de paradigmas. Então, a igualdade racial há muito tempo vem sendo trabalhada nas nossas escolas públicas diretamente com os alunos. Agora, pela cobrança do Selo UNICEF o raio de ação se amplia, para envolver outras comunidades escolares. A cobrança foi abraçada e será trabalhada amplamente” garante a Secretária Municipal de Educação Eldevanha de Souza.
A partir destas conferências será construído o Plano de Ação de enfrentamento ao racismo e outras discriminações. A preparação para a I Conferência teve início em janeiro, sob a coordenação dos professores Gilson José Correia e Galega Rodrigues, da área de humanas da SME, através de estudos, pesquisas envolvendo alunos, diretores e coordenadores das escolas.
Às Conferências realizadas em cada uma das escolas indicadas, foram acompanhadas pela Secretária de Educação, professora Eldevanha de Souza e pela Vice-prefeita, professora Maria É Braga
.