Fachada do posto de saúde central |
Antes
as unidades funcionavam em horário estendido de 08 (oito) as 14
(quatorze) horas, o que gerava muitas reclamações dos usuários
Por
determinação do prefeito Ítalo Brito os horários de funcionamento da
Secretaria Municipal de Saúde- SMS e as unidades da Estratégia de Saúde
da Família – ESF, assim como, a Clínica de Fisioterapia - CF, o Centro
de Especialidades Odontológicas - CEO, passam em dois turnos das 08
(oito) as 12 (doze) e de 13 (treze) as 16 (dezesseis) horas. A medida
está em vigor desde o dia 1º de fevereiro.
A
Secretária da Saúde, Kaline Cavalcante, acrescenta que a mudança de
horário responde a aumento demanda por atendimentos nas Unidades Básicas
de Saúde – UBS, no horário vespertino, já que “a grande procura dos
pacientes por atendimento pela manhã não era suprida, em virtude do
curto espaço de tempo” conta.
O prefeito ítalo Brito conta que com a mudança cada unidade de saúde terá mais duas horas de atendimento por dia.
“São 10 horas a mais por semana e 40 horas a mais por mês, ou seja, é como se em termos de oferta de atendimentos nós estivéssemos aumentando uma semana há mais de serviços de saúde a cada mês, isso implica em mais oferta, aumento dos atendimentos” explica.
Desde
que assumiu o comando da prefeitura, Ítalo Brito, vem pensando em
melhorar o atendimento para a população. Nesse sentido foi criado, o
atendimento noturno no Posto de Saúde Central sendo 1 vez por semana
para atendimentos clínicos em geral e 1 dia para o atendimento
odontológico, no entanto, apesar do sucesso da inovação a oferta ainda é
insuficiente.
“Nova Olinda está muito carente de atendimento na saúde, tive de contratar novos médicos, novos enfermeiros e novos dentistas, por exemplo, o hospital municipal estava sobrecarregado e sem condições de atendimento, hoje o nosso povo já experimenta uma franca melhora, no entanto, ainda há muito o que ser feito para se chegar a um atendimento de qualidade e humanizado” reconhece o prefeito.
No
entanto, o prefeito aposta que essa ampliação de horários de
atendimentos é mais uma medida que vai nesse sentido de melhoria e de
bons resultados.
Como
foi uma estratégia que mexeu na vida do servidor público alterando o
seu horário de expediente ela teve de ser estudada e analisada em
conjunto com a categoria e ainda reconhecendo que há algumas exceções
daqueles que não acolhem a medida com senso de responsabilidade pública
que a situação requer, segundo o prefeito, após 8 meses de planejamento
da parte da gestão e de preparação dos funcionários para a nova rotina
de trabalho chega o momento de todos agir em nome do bem estar da nossa
população ofertando cada vez mais e melhor os serviços de saúde. Nesse
sentido, a prefeitura conta com o forte apoio e empenho da grande
maioria dos servidores públicos em todas as unidades de saúde.
Assessoria de Comunicação