CHUVAS DE MARÇO JÁ CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA HÍDRICA DE PARAMBU E TODA A REGIÃO DOS INHAMUNS

Blog do  Amaury Alencar


AÇUDE PUIU
As chuvas que se intensificaram nesse mês de março tem mantido uma sequencia que garante a umidade do solo, o que favorece à agricultura e agora já contribuem significativamente para garantir água para o consumo humano e dos animais durante todo esse ano em Parambu e toda a região.
Na ultima semana tem chovido todos os dias, o que tem contribuído para cheia de rios e riachos e para a sangria de alguns açudes de pequeno e grande porte, a exemplo da Barragem Colinas, que abastece a cidade de Quiterianópolis, que transbordou no ultimo domingo.
Em Parambu, diariamente os populares utilizam as redes sociais, em especial o WhatsApp, para informar os milímetros das chuvas e compartilhar imagens de rios e riachos com água.
Nas ultimas 24hs, período compreendido entre quarta feira (4) até a manhá desta quinta feira (5), voltou a chover em todo o município.
CONFIRA ALGUNS REGISTROS DAS ULTIMAS HORAS:
Cidade de Parambu: 38mm
Serra dos Pilas 15mm
Tabuleiro 44
Fazenda Poderosa 65mm
Campo Grande 32mm
Facundo 3: 29mm
Serra da Mata 64mm
Olho Dágua 30mm
Serra do Cipó: 32mm
Serra das Moçlas 35mm
Salgado: 50mm
Tabuleiro 44mm
Santa Inês 50mm
Trevo 20mm
Poço Cercado 41mm
Patos 12mm
...
AÇUDE PARAMBU (PUIU) JÁ TEM ÁGUA SIFICIENTE PARA ESSE ANO
As chuvas tem contribuído para aporte hídrico do Açude Parambu (açude puiu) que também, quando tem água, ajuda no abastecimento da cidade.
Com as chuvas desse ano, o reservatório que estava seco já acumula 5.80 metros em sua lâmina, o que já seria suficiente para abastecer a cidade durante esse ano.
O açude do Bolsão da comunidade de Facundo que atualmente abastece a cidade de Parambu também já recebeu aporte hídrico significativo com as chuvas desse ano e saiu dos 12% para 22% de sua capacidade hídrica.
CEARÁ :GRANJA, NO LITORAL NORTE, REGISTRA 180 MM, A MAIOR CHUVA DO CEARÁ EM 2020
O município de Granja, localizada na macrorregião do Litoral Norte, mantém o histórico de apontar significativos acumulados de chuva. O município registrou 180 milímetros no posto pluviométrico Pessoa Anta – entre as 7h desta quarta (4) e 7h desta quinta-feira (5), de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica que o principal motivo do acumulado expressivo se deve à “influência direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico que traz chuvas para o Ceará nesta época”. “Por (Granja) estar em uma região do território cearense de menor latitude, ou seja, mais ao norte possível, então a ZCIT tende a facilitar a atuação sobre essa região, trazendo chuvas para ela”, complementa Fritz.
Em todo o Estado, pelo menos 144 municípios tiveram chuvas no intervalo de 24 horas. Além do Posto Pessoa Anta, em Granja, o Ceará registrou acumulados expressivos em outros:
– Quixeré (Posto Quixeré): 110,4 mm;
– Granja (Posto Timonha): 91,0 mm;
– Potiretama (Posto Canindezinho): 80,0 mm;
– São Benedito (Posto São Benedito): 72,2 mm;
– Juazeiro Do Norte (Posto Juazeiro do Norte): 67,0 mm
Previsão
A Funceme aponta um cenário mais favorável ao predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões para esta quinta-feira (5) – cenário que deve se repetir até o próximo sábado (7).

FONTE: Blog do Abraão Barros e Site da FUNCEME