Empresários cearenses arrecadam R$ 9,5 milhões em doações para combate ao coronavírus

Blog do  Amaury Alencar



Campanha de doação para combate ao coronavírus no Ceará
Campanha de doação para combate ao coronavírus no Ceará (Foto: Divulgação)
Empresários cearenses iniciaram, nos últimos dias, uma ação para arrecadar doações e auxiliar o Governo do Estado no combate ao novo coronavírus, que já tem mais de 230 casos confirmados no Ceará. Idealizada pela Federação das Indústrias (Fiec), a campanha "Salvando Vidas Covid-19" já captou, até o momento, R$ 9,56 milhões, tendo reunido um total de 61 apoiadores. Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos que serão distribuídos, conforme a demanda, pela Secretaria da Saúde (Sesa).

De acordo com a Fiec, a ideia central da campanha é atender as "necessidades urgentes de equipamentos e insumos hospitalares, de forma a garantir o atendimento dos pacientes e a segurança dos profissionais de saúde". A Federação destaca que a ação continua e que, qualquer interessado em contribuir pode efetuar a transferência diretamente para a conta da entidade. Para garantir a transparência das operações, a auditoria da campanha está sendo feita pela Ernst & Young (EY), líder global em serviços de consultoria e transações.

Até o momento, a campanha já efetivou a doação de filtros HME, indicados para evitar a contaminação cruzada entre pacientes submetidos a ventilação mecânica, e de ventiladores pulmonares, equipamento essencial para tratamento de casos graves de infecção pela covid-19. O POVO entrou em contato com a Sesa para saber como será a distribuição dos itens doados, mas, até o momento, não obteve resposta.


"São equipamentos chamados de 'full face shield', feitos com folha de acetato e que protegem os profissionais da saúde durante o processo de entubação de pacientes. A partir da próxima semana, entregaremos uma média de 3 mil unidades por dia ao Centro de Distribuição da Secretaria da Saúde", reforça Holanda. Ele destaca, ainda, que o Senai de Maracanaú também vai produzir aproximadamente 2 mil litros de álcool em gel para doar ao Governo do Estado durante as ações de combate contra o coronavírus.

O diretor regional do Senai afirma também que, a partir da próxima segunda-feira, 30, a unidade do bairro Parangaba passará a produzir máscaras TNT e aventais, com o objetivo realizar a entrega dos materiais até o dia 4 de abril. "Não sabemos a quantidade exata que conseguiremos desenvolver, pois ainda estamos recebendo a doação de tecidos para confecção, mas a ideia é chegar ao patamar de 5 mil máscaras e mil aventais ainda no início do próximo mês", explica. "São ações para proteger e salvar vidas. Estamos trabalhando 20 horas por dia, com toda a proteção necessária, para garantir esse suporte ao poder público".


o Povo