Pagar impostos e
contas domésticas sem gastar dinheiro, consumindo pontos de programa de
fidelidade em vez de desembolsar reais. Inédita no país, a solução foi
lançada pelo Banco do Brasil (BB).
Desde esta semana/semana passada, o cliente
pode usar pontos do programa de relacionamento da instituição financeira
para quitar contas de água, de luz, de telefone e de televisão por
assinatura, além de pagar tributos. O cliente não paga taxas nem tarifas
para realizar a transação.
O serviço representa mais uma etapa na
evolução dos programas de fidelidade. Inicialmente restritos a
companhias aéreas, esses serviços se difundiram ao longo dos últimos dez
anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de
Fidelização (Abemf), a troca de pontos migrou primeiramente para as
compras online, depois para o varejo físico.
Nos últimos anos, os bancos passaram a
permitir que os clientes usassem pontos para restituir valores debitados
em conta-corrente. A pontuação varia conforme os gastos em
estabelecimentos parceiros dos programas e geralmente é atrelada à
cotação do dólar e ao tipo de cartão de crédito. Cada dólar gasto pelo
cliente é revertido em determinado número de pontos, que varia conforme a
bandeira e a categoria do cartão.
Pelas estatísticas mais recentes da Abemf, o
mercado de empresas de fidelidade movimentou R$ 3,7 bilhões no primeiro
semestre do ano passado. O valor representa alta de 12,7% em relação ao
mesmo período de 2018. O percentual de pontos expirados, que não podem
mais ser trocados, caiu de 19,8% no segundo trimestre de 2018 para 17,4%
no mesmo trimestre de 2019.