Rio Salgado transborda em Icó e interrompe acesso a distritos

Blog do  Amaury Alencar


As estradas de acesso de 10 localidades para a sede do município de Icó, a 361 quilômetros de Fortaleza, foram interrompidas pelo transbordamento do rio Salgado, na última quinta, 26. Os distritos de Cipó, Riachinho, Cascavel, Sítio Santo Esteves, Sítio Loureto, Sitio Logradouro, Cachoreira, Brito e Sito Santo Antigo dos Bonitos tiveram o principal acesso interrompido. Já a localidade de Assentamento Chico Mendes foi a mais prejudicada porque ficou cerca de 48 horas isolada, até a manhã deste sábado. De acordo com a Defesa Civil de Icó, a estrada já está liberada.

 Mais FM Iguatu - Música e Informação - Rio Salgado em Icó registra ...
    Foto > Mais Fm Iguatu

Coordenador da Defesa Civil de Icó, Hélio Silva diz que, na cidade, não houve grandes precipitações. “O que acontece é que, com as chuvas do Cariri, principalmente das cidades de Juazeiro e do Crato, o rio recebe as águas de lá pelos afluentes que deságuam no leito do rio e acaba transbordando”, informa.

A bacia do Rio Salgado recebe o aporte de rios e açudes de 23 cidades do Estado: Abaiara,  Aurora (açude Cachoeira), Baixio, Barbalha, Barro (açude Prazeres), Brejo Santo (açude Atalho), Caririaçu (Açude São Domingos II), Cedro (Açude Ubaldinho), Crato (Açude Thomas Osterne), Granjeiro (açude Junco), Icó (açudes Lima Campos e Tatajuba), Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte (açude Manoel Barbino),  Lavras da Mangabeira (açude Rosário),. Mauriti (Açudes Gomes e Quixabinha), Milagres, Missão Velha, Penaforte, Porteiras, Umari (açude Janipapeiro II) e Várzea Alegre (açude Olho d'Água).

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, na Região do Cariri, as chuvas da última quinta, 26, chegaram 133 milímetros. Na sexta, 27 foram registrados 87 milímetros na Região e, neste sábado, 28, 30 milímetros.

O distrito de Chico Mendes tem cerca de 60 famílias e foi monitorado pela defesa civil municipal. “Não recebemos nenhum alerta de dar apoio em socorro ou em alimentação”, diz Silva. O transbordamento não chegou a atingir nenhuma das localidades, segundo o coordenador, somente a estrada de acesso. A passagem já estava liberada desde a tarde deste sábado.


o Povo