Segundo o reitor, o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 foi criado para zelar pela saúde da comunidade acadêmica, e tem como fim adotar medidas de prevenção que devem ser previstas diante do cenário atípico. De forma expressa, o comunicado afirma que as aulas na instituição serão mantidas, mas que o quadro pode mudar e que há a possibilidade de suspensão das atividades acadêmicas caso a situação se agrave.
Segundo a nota, como ainda não há casos confirmados no Ceará, apesar dos casos suspeitos inclusive no Cariri, as atividades de graduação e pós-graduação serão mantidas até segunda ordem. O Refeitório Universitário (RU), também manterá funcionamento, mediante práticas preventivas que serão imediatamente implantadas conforme orientações de autoridades sanitárias.
Entretanto, o conselho admite que a universidade pode suspender atividades de acordo com o contexto epidemiológico que justifique adoção de medidas de prevenção e controles estritamente expressas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Confira a nota na íntegra acessando o comunicado oficial, publicado pela site da UFCA.
Cancelamento de atividades
Conforme repassado através de nota oficial, toda a comunidade acadêmica está sendo notificada para o cancelamento de eventos e atividades que seriam realizadas nos próximos dias. Uma das principais, que ocorreria nesta sexta (13), seria reunião da administração superior com a comunidade acadêmica, no qual seriam apresentados os dados orçamentários da UFCA e os impactos para a Assistência Estudantil no exercício de 2020.Também foi cancelada a recepção dos novos estudantes aprovados no Sisu, que estava prevista para a próxima segunda (16) e terça-feira (17).
Viajantes e pessoas com sintomas
A instituição também informa que quaisquer pessoas que integram a comunidade acadêmica e estão regressos de viagem nacionais ou internacionais, dos quais passaram por regiões dentro do rastreio epidemiológico dasautoridades de saúde, brasileiras ou estrangeiras e que apresentem sintomas de gripe, estão sendo recomendadas a ficar de quarentena durante 14 dias. Estas devem encaminhar à UFCA pessoalmente ou através e-mail uma autodeclaração de suspeição, com a descrição sintomática, que servirá como justificativa de ausência.
Os demais alunos, servidores e docentes que apresentarem sintomas suspeitos também estão recomendados a não comparecerem às atividades acadêmicas e devem procurar atendimento médico para tratamento adequado.
UFCA