Em meio a pandemia, famílias cancelam tradicionais encontros da Sexta da Paixão e de Páscoa

Blog do  Amaury Alencar

Foto: megi68 / Pixabay

Para muitas famílias brasileiras, a sexta-feira da Paixão e o domingo de Páscoa são momentos de encontros, almoços e muito chocolate. Mas, diante da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão preferindo restringir as reuniões e evitar um possível contágio.

Uma pesquisa sobre hábitos de consumo da empresa Boa Vista, que realiza análises de mercados, revela que 48% das pessoas irão comemorar a Páscoa apenas com as pessoas da própria casa. Já 35% dos entrevistados vão fazer chamadas de vídeo para falar com familiares. Enquanto 17% cancelaram viagens programadas para o período e vão ficar em casa.

A psicóloga Ana Paula Rocha costumava organizar os encontros da família toda sexta-feira da Paixão, o que não vai acontecer desta vez.

Ana Paula conta que a família concordou em suspender os encontros para evitar possíveis contágios, em especial por conta dos idosos. Apesar da distância física, a família troca afetos pela internet.

Essa nova realidade trouxe reflexos no comércio. O economista responsável pela pesquisa de hábitos na páscoa, Flávio Calife, explica que o isolamento social reduz a quantidade de ovos de páscoa dados como presentes e também as vendas de alimentos por causa da redução de encontros familiares.

Contudo, um setor cresceu 127% na Páscoa devido à pandemia da Covid-19: foi o de ovos vendidos pela internet, segundo uma pesquisa da Cuponomia. O diretor de marketing da empresa, Ivan Zeredo, conta que alguns sites triplicaram a venda em relação ao ano passado.

Ainda segundo essa pesquisa, com a quarentena, as buscas por cupons de desconto para a Páscoa aumentaram em 400% desde o início do mês de março.