Com início neste domingo, 5, o atendimento virtual do Plantão Coronavírus do Governo do Estado do Ceará
passa a ser mais uma ferramenta no combate ao novo coronavírus
(Covid-19). A plataforma, que servirá principalmente pra detectar casos
suspeitos, estará disponível ao abir os sites do Governo, da Secretaria da Saúde (Sesa), no Facebook Messenger da Sesa e em página própria.
Entre os serviços oferecidos, também estão orientações especializadas com profissionais de saúde e informações sobre medidas de enfrentamento à pandemia no Estado.
“É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os
cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para
procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana (PT),
em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira, 2. Há a
expectativa de que, nos próximos dias, o suporte passará a funcionar
também no WhatsApp do Governo do Ceará.
Como funciona
O atendimento virtual, projeto da Sesa acelerado pelo
Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará (Íris), começou a
operar em fase de testes na quinta-feira, 2. Ele utiliza a
tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um
sistema de inteligência artificial e são repassadas informações sobre o
novo coronavírus. Conforme as respostas sobre os sintomas são inseridas
pelo usuário, é realizado o encaminhamento para o atendimento humano,
que prossegue pela mesma plataforma.
“O objetivo principal é oferecer à população
teleorientação com uma equipe de saúde de plantão, para que somente
aqueles com sintomas graves sejam direcionados para o atendimento
presencial em postos e hospitais”, afirma a coordenadora geral do Íris,
Jessika Moreira. Após a avaliação virtual, se o profissional constatar a
necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, um
local específico será indicado.
Essa iniciativa busca minimizar os riscos de
contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores
condições para tratar dos casos graves. “Isso evita lotação de serviços
de saúde, onde provavelmente se misturam pacientes com o novo
coronavírus (Covid-19) e pacientes sem a doença e essa aglomeração acaba
favorecendo a proliferação do vírus”, elucida Magda Almeida, secretária
executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.
Coleta de dados
O sistema também será utilizado na geração de dados para subsidiar a tomada de decisão do Governo Estadual no enfrentamento ao novo coronavírus.
“Os cidadãos que precisarem vão ter o atendimento de profissionais de
saúde remotamente. Não é simplesmente um repasse de informações, a gente
vai acompanhar esses cidadãos. Vai fazer orientação e, se não houver
riscos, eles não irão precisar se deslocar ao serviço de saúde”,
informou Magda.
A nova ferramenta servirá, ainda, como um meio de propagar informações confiáveis, conforme reforçou Jessika Moreira. “O
cidadão pode tirar dúvidas sobre a doença: principais sintomas, mitos e
verdades, formas de contágio, práticas de prevenção. Além disso, se ele
desejar, poderá fazer uma autoavaliação do seu estado de saúde. Tudo
isso sem sair de casa”.
SERVIÇO
O atendimento virtual do Plantão Coronavírus está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.
O mesmo serviço funciona 24 horas por telefone. Pelo Telesaúde 0800 275 1475,
quem tem dúvidas sobre a doença recebe orientação de equipe
especializada. Os atendimentos a distância visam garantir que a
assistência hospitalar – já ampliada e com contínuas medidas de reforço –
esteja pronta para cuidar de quem precisa.