Sete municípios do Ceará têm confirmação do primeiro caso de coronavírus

Blog do  Amaury Alencar



Municípios que tiveram primeiro caso confirmado entre 9 e 10 de abril
Municípios que tiveram primeiro caso confirmado entre 9 e 10 de abril (Foto: SECRETARIA DA SAÚDE DO CEARÁ SESA)
Sete municípios do Ceará tiveram confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, segundo a plataforma online da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os dados desses municípios foram informados nas atualizações ao longo desta sexta-feira, embora alguns municípios já tivessem informado casos alguns dias antes.

Os municípios foram:

Crato: primeiro caso confirmado e 51 suspeitos
Independência: primeiros dois casos confirmados e 4 suspeitos
Quixeré: primeiros dois casos confirmados e 15 suspeitos
Russas: primeiro caso confirmado e 45 suspeitos (Prefeitura já informa segundo caso confirmado)
São Luís do Curu: primeiro caso confirmado e 6 suspeitos
Senador Sá: primeiro caso confirmado e 1 suspeito
Tabuleiro do Norte: primeiro caso confirmado e 8 suspeitos
São até agora 53 municípios com casos confirmados no Ceará.

Em Independência, a Prefeitura informou que um dos dois casos confirmados é de um paciente que morreu. A informação ainda não consta na plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O caso registrado no Crato, na região do Cariri, é de uma paciente de 75 anos, segundo informou no Facebook o vice-prefeito e coordenador das medidas de enfrentamento ao coronavírus no Crato, André Barreto. Ela começou a sentir os sintomas em 23 de março, fez o exame em 26 de março e o resultado saiu por folta das 22 horas de 9 de abril. A paciente já está há sete dias sem sintoma e teve alta. Familiares que tiveram contato com ela não tiveram sintomas, mas seguem em observação.
Em Russas, já há um segundo caso confirmado, segundo a Prefeitura. É um homem de 65 anos, morador da comunidade de Ingá. Ele teve leve síndrome gripal e já cumpriu 14 dias de isolamento, sem necessidade de assistência hospitalar. O resultado foi liberado nesta sexta. O primeiro caso havia sido divulgado em 6 de abril, segunda-feira, de uma mulher de 42 anos, do bairro Catumbela. Ela segue em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Secretaria da Saúde.

Em Tabuleiro do Norte, há ainda um óbito suspeito de coronavírus aguardando o resultado do exame.
O Ceará chegou a 67 mortes por coronavírus até as 17 horas desta sexta-feira, 10 de abril (10/04). Foram 10 mortes a mais contabilizadas em 24 horas. O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará soma 1.558, 113 a mais que na véspera. Os números são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).  

Em Fortaleza, são 1.366 casos confirmados e 53 mortes pela Covid-19.
A plataforma do IntegraSus também revela que no Ceará restam 10.177 casos suspeitos de coronavírus.


o Povo