Tratada com Cloroquina, idosa de 97 anos é curada em São Paulo

Blog do  Amaury Alencar


Uma idosa de 97 anos recebeu alta de um hospital privado na capital paulista neste domingo (12), após ser curada do Coronavítus. Gina Dal Colleto é uma das pessoas mais velhas a se curar da doença no Brasil, destaca o Portal G1.

Segundo o hospital, Gina foi internada no dia 1º de abril com sintomas como falta de ar, tosse e confusão mental.

“Ela estava muito fraca, com a oxigenação em 75%, quando tem que ser, no mínimo, 93%. Trouxemos ela imediatamente para a UTI, onde ficou por cinco dias”, explica Ludhmila Hajjar, cardiologista e intensivista do Hospital Vila Nova Star.
A idosa foi diagnosticada com o vírus Influenza, causador da gripe comum, e também com o Sars-CoV-2, o vírus da Covid-19.

Além da idade, a paciente tinha outro fator de risco: “Ela tem dois stents e o coração também foi afetado pelo coronavírus. A paciente teve inflamação cardíaca e pulmonar”, afirma a cardiologista.

Segundo a médica, a paciente foi tratada com antibióticos, diuréticos, corticoide e cloroquina. “A cloroquina foi usada por cinco dias, com a paciente internada e sob uma avaliação criteriosa de eventos adversos que poderiam ser causados pelo medicamento, e que, felizmente, não aconteceram com esta paciente”, explica a intensivista.