A presidente da Adagri, Vilma Freire, reforça que a declaração de vacinação deve ser feita prioritariamente da própria casa do criador, através do PORTAL DO PRODUTOR, sem a necessidade de ir ao escritório da Adagri ou Ematerce, respeitando o isolamento social. “Todas as informações estão disponíveis no site da agência www.adagri.ce.gov.br. Os escritórios da Agência estão funcionando em regime de plantão”, acrescentou a presidente.
O objetivo da campanha 2020 é ampliar o índice de vacinação de 90,8% atingido na segunda etapa da campanha em novembro de 2019.
O diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira, destaca o grande esforço da Adagri para que em maio de 2021 seja realizada a última Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. “Estamos trabalhando forte para pleitear junto ao Ministério da Agricultura o status do Ceará livre da Febre Aftosa sem vacinação. Porém, o resultado dependerá da participação e conscientização dos criadores, informando e atualizando regularmente o rebanho duas vezes por ano junto aos escritórios da ADAGRI”, disse o diretor.
Para o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o trabalho da Adagri é muito importante para alcançar esse status. “Os escritórios da Ematerce e nossa estrutura estão juntos, mais uma vez, para alcançarmos essa meta para a economia do nosso Ceará”, reforça Amorim.
De acordo com o coordenador do Programa de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, sete municípios atingiram a meta de 100% de propriedades rurais imunizadas em 2019; Palmácia, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Catarina, Piquet Carneiro, Itaiçaba e Itaitinga.
Fonte: Governo do Ceará