Pesquisadores cearenses estudam método de diagnóstico da Covid-19 através de tomografias do pulmão

Blog do  Amaury Alencar


Uma pesquisa conduzida no Ceará com foco na análise de tomografias computadorizadas de pulmões pode ser uma alternativa de diagnóstico da Covid-19 mesmo após o fim da pandemia.

O estudo é conduzido no Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como objetivo encontrar uma metodologia que permita aos médicos infectologistas e pneumologistas obter uma classificação mais precisa da Covid-19, sem que futuramente haja necessidade direta do teste em laboratório, ou que possa ajudar na confirmação em casos de redundância dos testes utilizados.
Durante a pesquisa, porém, os testes laboratoriais serão considerados para analisar o desempenho da metodologia a ser proposta. O estudo está em sua fase inicial, onde é realizado o levantamento de imagens de tomografias disponíveis em bases públicas do Brasil e do exterior.

Os pesquisadores também esperam utilizar imagens do Hospital Regional Norte, localizado em Sobral, e, para isso, aguardam a autorização dos comitês de ética em pesquisa da UFC e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).