A Petrobras abre, no
final de junho, inscrições para a segunda etapa do projeto Petrobras
Cultural para Crianças, com foco no audiovisual, no segmento de
animação. Essa é a primeira vez que o projeto se volta para crianças de
até 6 anos.
A primeira etapa, encerrada no dia 15, para
projetos de artes cênicas, recebeu 938 inscrições. O gerente de
Patrocínios e Eventos da Petrobras, Aislan Greca, informou que essa foi a
primeira de uma série de três chamadas para patrocínios que serão
lançadas este ano, totalizando R$ 10 milhões.
Para essa primeira chamada, a verba será de
R$ 3 milhões, destinada a projetos de dança, teatro e circo. Os projetos
de animação deverão ser contemplados com R$ 4 milhões, enquanto a
terceira chamada, para feiras literárias, tem patrocínio previsto de R$ 3
milhões.
Artes cênicas
Greca disse que a empresa ficou muito feliz
com o resultado da primeira chamada. “A classe artística abraçou a ideia
junto com a gente. Foram 938 inscrições de todo o Brasil. Isso, para a
gente, foi muito bom por ser focado majoritariamente para crianças até 6
anos de idade”. Greca destacou a descentralização apresentada nas
inscrições, que teve projetos de todas as regiões brasileiras.
Uma comissão técnica formada por
profissionais da área de patrocínio da Petrobras, auxiliados por
especialistas em primeira infância e artes cênicas, selecionará as
melhores propostas de espetáculos. “A gente vê a possibilidade de ter
esse tipo de ação cultural, de projeto, fora do eixo tradicional do
Rio de Janeiro/São Paulo, e ter mais espetáculos para esse público”.
A divulgação dos vencedores para artes
cênicas é prevista para o final de julho. A ideia, disse Greca, é que os
projetos selecionados possam começar a ser produzidos a partir de
outubro ou novembro, com atuação mais forte em 2021.
Animação
De acordo com o gerente de Patrocínios e
Eventos da Petrobras, para se candidatar à verba de patrocínio do
Petrobras Cultural para Crianças na área da animação, o projeto tem que
estar vinculado ao Artigo 18 da Lei Rouanet, que trata de audiovisuais
de curta e média metragem.
Uma das condições definidas é que as
animações ocorram em plataformas de streaming (difusão de dados
frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia por meio da
internet). “Que seja disseminada essa animação em qualquer plataforma
streaming, para que a gente possa dar mais acesso [às pessoa] do que só
nas salas de cinema, para que seja veiculado, prioritariamente, pela
internet”, disse Greca. O produtor das animações tem que ser brasileiro
ou naturalizado brasileiro.
A decisão de iniciar as inscrições dessa
segunda etapa do Petrobras Cultural para Crianças no final de junho está
em consonância com a preocupação da companhia de auxiliar no processo
de retomada da cultura nacional após o fim da pandemia do novo
coronavírus.
“As pessoas buscam a cultura e eu acho que a
gente tem que estar junto nisso. A gente não sabe quanto tempo isso
ainda vai durar, mas a animação se consegue fazer com certo
distanciamento social. Você não precisa montar estúdio e consegue
produzir um conteúdo mesmo com alguma restrição que possa vir”.
Feiras de livros
Para as feiras literárias, que integram a
terceira chamada do edital, as inscrições deverão ser abertas no final
deste ano, visando sua realização também no ano que vem. “A gente está
vendo lá na frente já. A ideia é que quando o país voltar com tudo e
acabe essa fase, a gente já tenha as coisas mais ou menos engatilhadas e
possa ajudar nessa retomada [da cultura]”, disse o gerente de
Patrocínios e Eventos da Petrobras.
Segundo informou a assessoria de imprensa da
Petrobras, a empresa está investindo nessa faixa etária devido à
importância dessa fase da vida. Pesquisas reforçam que é na primeira
infância que se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que
vão durar para toda a vida. Até os 6 anos, o cérebro da criança tem um
poder grande de absorção, constituindo um território fértil e aberto
para as práticas artísticas, educativas e culturais.