Inconfundivelmente registra-se pelo Calendário Sazonal o dia dos namorados.
Mas,inconfundivelmente também nesta data, 12 de junho, registramos com muito carinho o aniversário da professora Eldevanha de Souza, que entre tantas atividades que desenvolveu para o bem do Assaré, responde hoje pela Secretaria Municipal de Educação.
A sua história de vida está ligada intimamente ao Assaré, muito embora, tenha deixado a sua marca de competência na cidade de Crato na época em que cursava a sua formação superior na Universidade Regional do Cariri – URCA. Por esse tempo, passou pelo desafio de ajudar a instalar e depois dirigir uma emissora de Rádio. E de rádio ela entende tudo.
No entanto, a sua vocação profissional também se volta ao magistério, que segundo os seus sonhos, seria exercido no Assaré, a sua terra natal. O caminho de volta à terra que elegera para viver, fizera mais por amor do que por oportunidade de trabalho: deixou uma emissora profissional para dirigir uma pequena rádio comunitária. A sua opção foi tão forte a decidir-se pela terra onde nasceu, que nem sequer sonhou mais com a “princesa do cariri”.
Então, veio o concurso para professor do Município. Participou, passou e ficou. Ao abraçar a sala de aula, mostrou ao longo dos anos a habilidade didática e depois, se mostrara versátil ao passar por funções pedagógicas.
E por fim, solidificou o seu projeto de vida assareense ao contrair matrimônio com o também conterrâneo Ismael, com quem teve a linda Iasmim, a sua razão maior de viver.
Neste dia ensolarado de junho, mês em que o Assaré registra um clima ameno, comemoramos o aniversário da professora e radialista Eldevanha de Souza.
Neste seu aniversário, nós assareenses, lhe desejamos muita paz e saúde. E rogamos ao “Criador” para conservá-la aqui, desempenhando o magistério, a mais nobre das profissões.