O senador Tasso Jereissati (CE) lançoou oficialmente a sua candidatura à presidência do PSDB Jereissati vai disputar a vaga do senador Aécio Neves (MG) com o governador Marconi Perillo (GO).Foto: Sérgio Lima/PODER
Ao falar sobre o quadro político, Tasso afirma, ao se referir ao ex-presidente Lula, que, após sair da prisão, o líder petista adotou um discurso que não ajuda na construção de alianças direcionadas a dar mais estabilidade política ao País.
“O Lula saiu da prisão numa posição muito radical e muito parecida à que o PT tinha nos anos 1980 e 1990. Aquele PT que não admitia alianças, que tinha uma visão sectária. A principal liderança de esquerda agir dessa forma hoje é, sim, um impedimento, ainda que não seja a posição oficial do partido’’, observa o tucano, ao destacar a movimentação e o diálogo de outras correntes políticas e partidárias.
Quando questionado sobre os rumos do Governo do presidente Jair Bolsonaro, Tasso Jereissati deixa uma leitura como sinal de alerta ao Palácio do Planalto.
‘’Todo o restante das lideranças está dialogando, como bem mostrou o debate entre FHC, Ciro Gomes e Marina Silva, na Globonews. Eu dialogo com a Marina e o Ciro e temos muitos pontos em comum. No DEM, Tanto o Davi Alcolumbre quanto o Rodrigo Maia e o ACM Neto, presidente do partido, têm uma abertura muito grande. PSD, Podemos, Rede, a mesma coisa, ainda que haja discordâncias no plano da atividade parlamentar. No caso do PSDB, FHC é o nome mais importante, que mais influencia dentro do partido, apesar de estar afastado da vida partidária.’’, comentou Tasso, ao dizer, ainda, que uma manifestação do ex-presidente Lula em direção a uma frente ampla tem um peso muito grande, como o Lula dentro do PT. ‘’O que as pessoas precisam assimilar é que distensões pontuais e individuais sempre vai haver. O importante é que elas não atrapalhem a energia de mobilização da sociedade em defesa da democracia’’, acrescentou.
‘’Se chegarmos a uma situação dessas em que o Executivo não cumpra uma ordem judicial, do STF. Eu acho que é o único momento em que a hipótese do impeachment vai reunir todas as forças no curto prazo’’.
Revista-Época-12jun2020-Tasso-Jereissati-divergências-sobre-economia-não-podem-bloquear-frente-amplaBaixar
A íntegra da entrevista você pode acompanhar aqui.(*)com informações da assessoria de imprensa do gabinete do senador Tasso Jereissati