O anúncio do novo Decreto de isolamento social no último sábado, 4, trouxe mudanças para o funcionamento das igrejas na Capital. Com o avanço de Fortaleza para a Fase 3 do Plano de Retomada Econômica, as celebrações religiosas a partir de hoje, 5, contam com 50% do trabalho presencial e 50% da capacidade. Durante a Fase 2, a limitação era de 20%.
Na manhã deste domingo, O POVO circulou por algumas instituições nos bairros da Cidade e registrou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara e álcool em gel pelos membros das igrejas. Medição de temperatura dos fieis e restrição de idade também estão entre as medidas necessárias para a retomada da capacidade de 50%.
Em um dos templos do bairro Aerolândia, grupos de pessoas chegavam para as celebrações desta manhã. Alguns religiosos usavam máscaras, mas outros não faziam uso do equipamento - e eram orientados por membros da congregação para utilizarem o EPI no local. No ambiente, fechado, os integrantes que orientavam os fieis informaram à reportagem, sem mais detalhes, que estavam cumprindo todas as medidas do novo Decreto.
Os membros de outra igreja de Fortaleza, no bairro Passaré, usavam, inclusive, máscaras personalizadas da congregação. No entanto, a reportagem não foi autorizada a entrar no local.
Na Igreja do Senhor Jesus, na Messejana, as cadeiras estavam separadas com distâncias de 2 metros para receber os fieis. A medição de temperatura e o totem para álcool em gel eram algumas das medidas logo vistas na entrada do templo. Também não permitiram que os membros abaixo de 15 anos e acima de 60 adentrassem no local por enquanto. A igreja, a partir desta segunda-feira, fará reuniões para definir as mudanças para a Fase 3 do Plano.
Também no bairro Messejana, a Igreja Batista Reino Fortaleza manteve um controle da quantidade de pessoas nos cultos e está realizando inscrições prévias online. Além dos totens de álcool em gel na entrada e verificação da temperatura, também há restrição na participação de idosos e pessoas com comorbidade durante o período de pandemia.
O espaço infantil da igreja está fechado e há distanciamento entre as cadeiras e sinalizações que alertam para a medida. O pastor Marcos Vilar afirmou que não haverá mudanças na instituição e que eles não irão aumentar a capacidade de pessoas nos cultos presenciais. Mesmo com o retorno, as programações virtuais também continuarão.
O novo decreto
Durante live no último sábado, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram o novo Decreto. A partir desta segunda-feira, 6, Fortaleza passa para a 3º Fase do Plano de Retomada Econômica. Bares e barracas de praia continuam sem funcionar e restaurantes têm permissão para abrir ao público das 9h às 16 horas. A partir de amanhã, o uso de espaços públicos como praias e calçadões para atividades físicas individuais, sem aglomeração e com o uso de máscara, também está liberado.
o Povo